Foto: Logo Udesc.
Morgana Martins – Redação UàE – 31/03/2022
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) assinou no início desta semana uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para colocar oito food trucks nos campi de Florianópolis como forma de substituir o Restaurante Universitário (RU) e as lanchonetes de forma provisória. A proposta foi realizada pelos centros de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e de Artes, Design e Moda (Ceart).
O Núcleo de Food Trucks da CDL irá montar uma praça de alimentação por um período de 90 dias, prazo que poderá ser estendido, e o espaço estará pronto na próxima segunda-feira, dia 04 de abril.
O acordo prevê que os food trucks vendam os lanches a um preço mais baixo, em contrapartida, as empresas responsáveis poderão usar a infraestrutura de energia, água e esgoto do campus para reduzir seus custos. Ou seja, a universidade irá ceder uma parte de seu orçamento para fomentar o lucro de empresas privadas.
De acordo com André Mariano, coordenador-geral do Núcleo de Food Trucks, o grupo tem experiência em montagem de praças de alimentação para instituições de ensino e diz que “a ideia da parceria é proporcionar uma praça de alimentação completa, com foco na qualidade e variedade dos alimentos ofertados dentro do campus. Os Truckeiros têm em mente também a importância de manter o preço mais baixo, levando em consideração o interesse social da ação”.
Enquanto isso, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Antonieta de Barros, da Udesc, faz reivindicações de aumento do Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (PRAFE) que fornecem auxílios entre R$200 e R$750 reais, valor que não condiz mais com os custos de vida em Florianópolis.
Leia também: O preço dos aluguéis em Florianópolis
Dessa forma, fica o questionamento à reitoria sobre o que tem colocado em prioridade para execução em seu orçamento.