Beatriz Costa – 01/06/2023 – Redação UFSC à Esquerda
Na semana passada foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Blumenau a respeito da criação de novos cursos no campus da UFSC de Blumenau, o mais novo campus da UFSC, que iniciou suas atividades há nove anos.
A audiência contou com a presença de cerca de 80 pessoas e aconteceu como uma segunda etapa do processo de criação de novos cursos. A primeira etapa foi uma consulta à comunidade universitária através de um formulário eletrônico sobre a criação de novos cursos.
Na consulta, que recebeu mais de 600 respostas, o curso mais solicitado foi Terapia Ocupacional, seguido por Medicina. Porém, durante o processo de criação do Campus Blumenau, foi definida a oferta de cursos nos seguintes eixos: formação tecnológica; educação, ciência e tecnologia; e desenvolvimento regional e interação social.
Ao mesmo tempo, há uma movimentação para que a sede do campus Blumenau seja mudada para o antigo Campus 2 da Uniasselvi no Salto do Norte, em frente ao Terminal Aterro. A mudança ainda depende de autorização do MEC e liberação ode verba, porém o novo endereço atenderia melhor ao campus, já que possui 14 mil metros quadrados de área construída, incluindo um teatro para 1,1 mil pessoas, o dobro do espaço ocupado hoje pela UFSC em Blumenau.
Segundo o diretor do campus, Adriano Péres, hoje a UFSC gasta quase R$ 230 mil por mês em aluguéis. No novo endereço, o custo baixaria para R$ 180 mil.
A consulta para a criação de novos cursos continua com a aplicação de questionários para públicos específicos, como escolas, empresas e instituições da região.