Foto da audiência.
Beatriz Costa – Redação UFSC à Esquerda – 03/08/2022
Na audiência organizada pela Associação de Pós-graduandos (APG) na tarde de ontem (7/3), a reitoria anunciou que a partir de segunda-feira (14/3) passarão a ser distribuídas 700 marmitas por dia para estudantes de pós-graduação. A princípio serão 500 marmitas no almoço e 200 na janta.
Da parte da reitoria, estavam presentes na audiência o reitor Ubaldo Balthazar, o chefe de gabinete Áureo Mafra, o pró Reitor de Assuntos Estudantis Pedro Manique Barreto e o secretário de planejamento e orçamento Fernando Richartz. Estudantes da pós graduação, da graduação e servidores técnicos administrativos participaram da audiência cobrando a reitoria.
Os estudantes da graduação e os estudantes dos campi fora de Florianópolis estão excluídos desta política. Conforme a reitoria, será feito dessa forma pois os estudantes de graduação beneficiários da PRAE estão recebendo mensalmente um valor de R$ 300,00 para custeio de alimentação e os restaurantes fora do campus central são terceirizados. Segundo o professor Pedro Manique, as marmitas serão distribuídas no restaurante universitário da UFSC e terão 150g de carne e 150g de legumes. A quantidade de marmitas servidas será reavaliada semanalmente, na primeira semana serão 700 por dia.
Para que a comunidade universitária participe dessa reavaliação semanal, os estudantes cobraram da reitoria uma nova audiência pública, que ficou marcada para dia 18 de abril, sexta-feira, às 14h no hall da reitoria. A data marca um mês antes do retorno presencial completo das atividades na instituição.
A reitoria também se comprometeu a manter o preço do passe em R$1,50, ao menos durante o mandato do professor Ubaldo, que encerra no início de maio.