Flora Gomes – Redação UFSCàE – 09/11/2022
Iniciou-se hoje a votação para as eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A votação se estende até amanhã (10/11) e ocorre de forma presencial na universidade, das 8h às 21h.
Em setembro deste ano foi encerrada a Gestão Araponga, que havia sido eleita em 2021. Entre os dias 03 a 12 de outubro ocorreu o processo de formação de chapa. Apenas uma chapa se inscreveu ao pleito: “Sem tempo para ter medo”, composta por 41 estudantes. Ela é fruto da unidade de diversas organizações de esquerda: Brigadas Populares, Partido Comunista Brasileiro (PCB)/União da Juventude Comunista (UJC), União da Juventude e Rebelião (UJR)/Movimento Correnteza/Unidade Popular (UP) e Alicerce.
Alguns dos princípios orientadores da chapa são: a defesa do “Fora Bolsonaro”; de uma universidade estatal, gratuita, de qualidade e popular; da autonomia universitária e da paridade dos votos; a luta por permanência; defesa de uma gestão democrática e da ciência; e independência da gestão de reitoria. Mais informações podem ser encontradas no instagram da chapa.
A votação deveria ter ocorrido entre os dias 03 e 04 de novembro. Entretanto, em razão dos bloqueios de inspiração golpista realizados nas rodovias, a votação foi adiada para esta semana. Mais informações podem ser encontradas na página do instagram do DCE, sob gestão da Comissão Eleitoral.