Imagem: Imagem: Banner divulgação FINEDUCA
Mariana Nascimento – Redação UFSC à Esquerda
Hoje tem início o X Encontro Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – Fineduca. Estão programadas atividades, entre hoje (30) e a próxima sexta-feira (02), em formato presencial, as quais acontecerão na Universidade Federal de Santa Catarina.
O encontro tem como tema “Neoliberalismo, Fundo Público e o Financiamento da Educação: como conter o desmonte do Estado Brasileiro?”, organizado em quatro eixos temáticos: 1) Políticas de financiamento da educação básica; 2) Políticas de financiamento da educação superior; 3) Planos de carreira e remuneração de professores; e 4) Relações público-privadas no financiamento da educação. O encontro inicia dois dias após o anúncio de corte bilionário na educação pública brasileira, evidenciando a centralidade do debate a ser realizado nos próximos dias.
Dentre as atividades, a Conferência de abertura, programada para a tarde de hoje ocorre às 14h no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), leva o título “Fundo público e financiamento das políticas sociais”, tem como convidados Evilásio da Silva Salvador (UnB) e coordenador Nelson Cardoso Amaral (UFG).
Na quinta-feira (01/12), a partir das 09h também do EFI, a Mesa 1 debaterá a “Mercantilização e financeirização da educação no Brasil: impactos nas condições de trabalho e formação” e contará com a presença dos convidados Allan Kenji* (Unicamp), Roberto Leher (UFRJ) e Vera Peroni (UFRGS), a mesa será coordenada por Cristina Helena Almeida de Carvalho (UnB). E a tarde a partir das 14h, a Mesa 2 discutirá a “Implementação do Fundeb: Pontos Críticos” e tem como convidados Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Cláudio Ryudi Tanno (Consultor de Orçamento da Câmara Federal) e Nalú Farenzena (UFRGS), sob coordenação de José Marcelino de Rezende Pinto (USP).
No último dia de evento, sexta (02/12) às 9h também no EFI, a Mesa 3 será sobre a “Distribuição de recursos educacionais por resultado: políticas, parâmetros e critérios”, contando com os convidados Victor Orellana (Universidade do Chile) e Silvio Bhering Sallum (TCE SC), com coordenação de Thiago Alves (UFG). E a noite, a partir das 19h30, acontecerá a Assembleia da Fineduca.
Além desses espaços, o Fineduca contará com apresentação de trabalhos presenciais, hoje (30) e quinta-feira (01/12) a partir das 18h-20h e na sexta-feira (02/12) a partir das 14h-18h; atividades artísticas no início da Conferência de abertura e das mesas principais descritas acima; e após encerramento ocorrerá confraternização.
Para mais informações deve-se entrar no site do evento. Orientações para chegar nos espaços estão sendo postadas no perfil de instagram do Fineduca. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: encontro@fineduca.org.br
* Allan Kenji substituirá Olinda Evangelista (UFSC) que estava prevista na programação original.