Foto: Cobertura da Greve Geral - 14/06/2019 - por UFSC à Esquerda

[Opinião] Solidariedade aos militantes da UDESC: Reitoria abre sindicância e busca criminalizar manifestações do dia 14 de junho

Foto: Cobertura da Greve Geral – 14/06/2019 – por UFSC à Esquerda

Lara Albuquerque* – Redação UàE – 24/06/2019

 

Apenas cinco dias após as grandes manifestações nacionais de 14 de junho contra a reforma da previdência, no dia 19 de junho, a reitoria da UDESC solicitou a abertura de sindicância à Procuradoria Geral do Estado (PGE-SC) para “apurar os responsáveis” pelas manifestações ocorridas no campus localizado no bairro Santa Mônica em Florianópolis.

A atitude da reitoria é um evidente posicionamento ao lado do governo do estado e do governo federal, ambos do PSL, e suas medidas de ataque à classe no galopante desmonte da previdência, bem como ataque ao direito de manifestação e autonomia dos movimentos. Uma tentativa de intimidação daqueles e daquelas que lutam.

Desperta-se nesse fato um sinal de alerta para todos nós: a urgente necessidade de se solidarizar com o movimento universitário da UDESC. Não pode haver silêncio entre nós quando tentam criminalizar os movimentos e os militantes que os compõe.

O tempo presente indica a necessidade e a tendência do acirramento, da radicalidade dos movimentos e das manifestações, a demonstração de força dos trabalhadores nas ruas têm que se mostrar a altura necessária, o que está em jogo é a nossa própria sobrevivência.

As manifestações e a política na luta de classe, em suas diversas formas e diferentes instrumentos, são os meios legítimos que temos para construir um futuro diferente do que querem os burgueses para nós. Não se pode criminalizar, não se pode perseguir, práticas como a do reitor Marcus Tomasi não podem passar batido entre nós.

 

*O texto é de inteira responsabilidade da autora e pode não refletir a opinião do Jornal.

2 comentários

  1. A direção da UDESC é comprometedora sim. Mas, penso que os propósitos dessa luta toda, deverão primar por uma conduta de absoluta liberdade! Até porque, manifesto obrigatório, tivemos os caminhoneiros! Então, também é corrupção, a inversão de valores! Lutas democráticas não se casam com coerção! Coerência sempre! Manifesto tem que absolutamente LIVRE!!!! Essa falha tisna as intenções do Movimento! Detesto ações dúbias! Até porque, é uma forma infalível de se observar o grau revolta e de apoio a tudo que o País está vivendo. Ações inteligentes e honradas são o cartão de apresentação do movimento. Quando a raiz é podre, a morte é certa,!!!!

  2. Jovens não sejam radicais somente por ser radical. Estudem a questão a fundo. Vocês acham justo que uma casta da funcionalismo público – dos 3 poderes percebam aposentadoria 20 vezes maior que os da previdência social? E isso as custas do povão? Não sou Bolsonaro não votei nele mas torço para que consiga fazer justiça com relação a previdência social. Tem que ser estabelecido teto geral – quem quiser ganhar além do teto ‘ que pague por isso
    A greve é um direito sagrado para usá-lo de forma justa e objetiva contra as desigualdades sociais e dos 3 poderes
    Pensem bem reflitam sobre o que vocês estão se insurgindo..Deus ilumine todos vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *