Imagem: Divulgação do evento
Flora Gomes – Redação UFSC à Esquerda – 06/07/2021
A Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG-UFSC) realizará hoje (06/07) uma mesa de debate sobre os cortes nas pesquisas das universidades públicas e sua relação com o movimento Fora Bolsonaro, que tem ocupado as ruas nos últimos dois meses. O evento será transmitido no canal do youtube da APG a partir das 18h30min e contará com a participação de Allan Kenji Seki (GIPE-MARX) e Artur Gomes (UFRJ).
O evento compõe uma das deliberações articuladas nas reuniões amplas organizadas pela APG com a base. O movimento, que se reúne desde abril, tem aglutinado diversos estudantes interessados na discussão e mobilização contra os cortes nos orçamentos de pesquisa das universidades públicas brasileiras. Tendo em vista a necessidade de ampliar a discussão com os demais setores da universidade e com a comunidade em geral, o evento foi pensado para garantir um aprofundamento no debate sobre financiamento à pesquisa no Brasil, bem como articular esta pauta com os movimentos massivos pelo Fora Bolsonaro em curso no país.
Segundo a organização do evento, algumas questões guiam a condução do evento. “Desde quando começam os cortes no financiamento à pesquisa? Qual o papel de agências como a CAPES na gerência das universidades públicas? Qual a relação entre crise orçamentária e ensino remoto? Como as novas resoluções normativas apresentadas na última sessão do Conselho Universitário se relacionam com o debate da pesquisa no Brasil? Porque o enfrentamento ao governo Bolsonaro precisa ser também uma luta pela universidade e pelos recursos para as pesquisas?”
A estrutura do evento contará com um momento de exposição inicial de cada um dos palestrantes e, em seguida, serão respondidas algumas questões colocadas no chat pelo público.
Sobre os debatedores:
- Artur Gomes:
Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez intercâmbio acadêmico pelo programa escala estudantil da AUGM no ano de 2012 na Universidad de la Republica. Atuou como agente técnico pedagógico na Secretaria de Educação e Cultura do município de Balneário Rincão, exercendo a função de coordenador da equipe técnica de elaboração do Plano Municipal de Educação. Membro do Grupo de Investigação sobre Política Educacional (GIPE-Marx).
- Allan Kenji:
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2020). Atualmente é pesquisador do Grupo de Investigação sobre Política Educacional (GIPE-MARX). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, política educacional, universidade, políticas públicas em educação e formação de professores.
Convide seus colegas e participe desta importante discussão!
Mais informações podem ser acessadas nas redes da APG no facebook e instagram.