Presidente Jair Bolsonaro durante Solenidade alusiva à Sanção da Lei que privatiza a Eletrobras. Alan Santos/Fotospublicas

[Notícia] Presidente da Eletrobras quer concluir privatização em abril de 2022

Presidente Jair Bolsonaro durante Solenidade alusiva à Sanção da Lei que privatiza a Eletrobras. Alan Santos/Fotospublicas

Morgana Martins – Redação UàE – 19/11/2021

Na quarta-feira (17), Rodrigo Limp, presidente da Eletrobras, disse que espera concluir o processo de privatização da estatal em abril. O cronograma atual prevê a conclusão até maio, mas Limp espera correr com o processo, pois em abril a empresa teria uma boa janela para a negociação de suas ações.

A operação ainda depende de aprovação do plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), que terá sua última reunião do ano no dia 8 de dezembro. Caso o processo passe por algum pedido de vistas ou não apreciação, a avaliação pelo TCU ficaria para 2022.

A privatização da Eletrobras foi aprovada em junho pelo Congresso e era uma das prioridades do governo Bolsonaro. A entrega da estatal representou a perda de soberania no setor de energia elétrica, a empresa era a maior da América Latina, e ainda ocorreu em meio a uma crise hídrica no país.

Os brasileiros irão sentir o peso dessa política bolsonarista pelos próximos anos, já que haverá um aumento na conta de luz, devido às medidas previstas pelo texto da lei que autorizou a entrega da Eletrobras.

Paulo Guedes, ministro da economia, afirmou que deseja privatizar os Correios, a Eletrobras e o Porto de Santos para pagar os precatórios, a partir das ações das empresas privatizadas. Ou seja, também corrobora com a aceleração do processo de privatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *