Foto: Notícias UFSC.
Rita Pereira – Redação UFSC à Esquerda – 22/04/2022
Após a primeira semana de aulas, foi anunciado que o Restaurante Universitário (RU) do campus Trindade passará por mudanças no funcionamento a partir da próxima segunda-feira (25).
O horário de almoço, que havia sido ampliado no primeiro dia letivo da graduação, segunda-feira (18), será reduzido — sendo servidos das 11h às 13h30 nos dias da semana. Nos feriados e finais de semana, será fechado às 13h. A janta permanece das 17h às 19h todos os dias.
Outra mudança refere-se ao sistema de agendamento, que não só irá continuar, como agora será obrigatório. Caso o estudante não comprove o agendamento, será barrado na entrada.
Para os estudantes com cartão, o agendamento será validado pela catraca eletrônica. Já para estudantes sem o cartão, deverão ser apresentados o atestado de matrícula, documento oficial com foto e comprovante de agendamento — que pode ser acessado pelo site do agendamento. Ainda, para estudantes com isenção do RU e sem o cartão, deve ser apresentado também o comprovante da isenção — que pode ser acessado no site da PRAE ou na CoAES.
Além disso, a direção do RU orienta que a permanência no RU seja de trinta minutos no máximo, a fim de reduzir as filas.
Entretanto, não há mais explicações sobre o funcionamento do agendamento — como, por exemplo, o que acontecerá com atrasos ou adiantamentos do horário.
Durante a primeira semana de aula, as filas no RU estiveram extensas durante todo o período disponível para realizar as refeições. No horário da janta, no primeiro dia, a fila alcançou a rótula em frente à Biblioteca Universitária (BU).
Longas filas também no horário da janta. Foto: UFSC à Esquerda.
Barrados no RU
O sistema de agendamentos, implementado na reabertura do RU para a graduação no dia 7 de abril, somado à catraca eletrônica, tem causado insegurança e confusão entre a comunidade universitária.
Encarar as longas filas já não era segurança de realizar suas refeições. Desde a reabertura do RU para estudantes da pós-graduação, diversas denúncias foram veiculadas sobre a falta de marmitas, fazendo com que muitos estudantes chegassem ao RU e não pudessem se alimentar.
Agora, mesmo que tenha comida suficiente, você pode ser impedido de comer no RU por não ter feito agendamento.
Ao passar a carteirinha na catraca, o estudante ou servidor recebe um e-mail com informações sobre a entrada. Em alguns casos, devido à falta de agendamento, a catraca não liberou o acesso de alguns estudantes na janta de segunda-feira (18).
E-mail recebido por estudante da graduação após ter seu acesso recusado. Foto: Reprodução.
Tayna Ribas, estudante da quinta fase do curso de psicologia, chegou a ser impedida de jantar no RU neste dia por não ter feito o agendamento. Ao UFSC à Esquerda, ela relata a situação:
“Na segunda eu almocei sem agendar no ru, tentei algumas vezes mas o sistema estava “indisponível no momento” quando fui jantar não pude entrar por que não tinha agendado, fui pra atividade que tinha depois até as 22h e simplesmente fiquei sem comer. No dia seguinte fui jantar e marquei às 17:30h cheguei por volta das 17h mas fiquei quase 1 hora na fila, por 1 minuto não conseguiria entrar novamente. Colocam meia hora pra gente entrar mas tem que ficar uma hora na fila, além da fila e falta de estrutura fica a questão, qual a necessidade de agendamento?”
Com essas medidas, a reitoria passa a ter um controle inédito sobre quem se beneficia de uma das principais políticas de assistência estudantil. Para além da burocracia que entrava o funcionamento do RU, esse controle deve ser observado e questionado por toda a comunidade acadêmica.