Imagem: Montagem UFSCàE. Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC.

[Notícia] RU Trindade retorna para graduação de forma limitada e com agendamento

Imagem: Montagem UFSCàE. Foto: Henrique Almeida/Agecom UFSC.

Maria Alice de Carvalho – Redação UFSC à Esquerda – 07/04/2022

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que se localiza no campus Trindade (Florianópolis) passa a atender a partir de hoje (07) estudantes da graduação. 

Desde o dia 14 de março, o RU vinha servindo refeições apenas aos estudantes de pós-graduação, dos quais já houve relatos que em alguns dias ao final do almoço a comida acabava e o RU fechava mais cedo, deixando alguns estudantes sem comida A partir do dia 04 de abril, o RU passou a atender também os estudantes do Colégio de Aplicação (CA) e Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). 

Os estudantes de graduação estão desde o início da pandemia, e consequente isolamento social, sem acesso ao Restaurante Universitário. Em Audiência Pública realizada no último dia 18 de março, a reitoria indicou que o RU abriria para esses estudantes no dia 04 de abril. Porém os estudantes foram pegos de surpresa com o não cumprimento desse acordo.

Em declaração ao UFSC à Esquerda, o chefe de gabinete da reitoria Áureo Mafra justificou “que havia mesmo a previsão de ativar a cozinha do RU para reabrir no dia 04. Como tivemos problemas com fornecedores, acabou não sendo possível reabrir na data prevista e continuamos apenas com as marmitas.”

Ontem (06), então, a reitoria tornou pública a decisão de abrir o RU para os estudantes de graduação a partir de hoje (07). Porém o funcionamento terá algumas regras e limitações.

Os estudantes de graduação para almoçar no RU terão que realizar o agendamento no sistema, indicando em qual horário pretende fazer sua refeição. As refeições para graduandos estão permitidas apenas para o almoço de segunda a sexta-feira. 

Nos finais de semana, em feriados e no período da janta os estudantes de graduação não podem realizar sua refeição no RU.

A entrada também está restrita àqueles que já têm a carteirinha do RU, não podendo ser utilizado o atestado de matrícula. O atestado costumava ser aceito em períodos de início de semestre, tendo em vista o número de novos estudantes que ainda não possuem a carteirinha e a alta demanda para realizá-las, o que gerava grandes filas. Hoje esse número é ainda maior, já que desde 2020 os estudantes não possuem contato com o RU e se acumulou um montante de calouros sem carteirinha  – e sem nem saber como fazê-las. 

A entrada está obrigatoriamente condicionada à carteirinha. Para solicitá-la clique aqui.

Sobre o agendamento, a UFSC indica que esse sistema está ainda em período de teste e em fase de implementação. O almoço de hoje (07) será uma forma de ver se isso funciona. Mas algumas dúvidas ainda pairam sobre o funcionamento do RU.

Em sua publicação oficial, a UFSC aponta que “algumas vagas serão disponibilizadas para estudantes da Graduação e servidores”, porém não fica claro quantas refeições exatamente serão disponibilizadas. Todos os que realizaram agendamento poderão almoçar? Aqueles que não agendarem refeição pelo sistema e chegarem ao RU serão proibidos de comer? E se o agendamento ultrapassar o número de refeições que estará disponível?

O UFSC à Esquerda entrou em contato com o gabinete da reitoria para tentar sanar essas dúvidas e para compreender melhor como será o funcionamento do RU. Às nossas questões, o chefe de gabinete respondeu que

“Vínhamos servindo, em média, 1300 marmitas/dia. 800 almoços e 500 jantares. Mas os fornecedores já responderam, temos gás e outros gêneros e amanhã começa a funcionar a cozinha do RU Trindade com ampliação para 2800 refeições, ampliadas para demais estudantes e técnicos com agendamento.”

Sobre a falta de marmitas para estudantes de pós-graduação, que em pelo menos dois dias nos foi informado pelos leitores que o número de marmitas fornecidos foi insuficiente e perto do horário de fechamento alguns estudantes tiveram de ficar sem suas refeições; e sobre o limite de vagas para estudantes de graduação e critérios para esse acesso, nada nos foi respondido. 

Iremos acompanhar esse primeiro dia de abertura e buscaremos noticiar as atualizações sobre o funcionamento do RU. Os estudantes de graduação aguardam pelo retorno do Restaurante, fundamental para sua estadia em Florianópolis.

Com a corrida pelos aluguéis que já se presencia no entorno da UFSC, é visível a demanda dos estudantes pelas políticas de permanência para garantir seu retorno presencial. O RU é indispensável para que a comunidade universitária realize seus estudos e pesquisas e viva a Universidade como experiência completa. 

Em um momento de alta dos alimentos, em que Florianópolis tem uma das cestas básicas mais caras do país, os estudantes que terão que retornar para a UFSC em condições de vida ainda mais difíceis contam com o RU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *