Morgana Martins – Redação Universidade à Esquerda – 08/08/2022
O Clube do Livro à Esquerda acaba de anunciar o novo eixo temático que guiará as edições dos próximos meses, intitulado “desenvolvimento humano: questões sobre o indivíduo e a sociedade burguesa”, eixo que inicia no mês de agosto com o livro “Psicologia, educação e desenvolvimento” de Lev Semionovitch Vigotski.
Sobre o eixo, o Clube afirma que há um esforço das classes dominantes para que os indivíduos se adaptem a essa forma de vida, seja pela adaptação ou exclusão. Portanto, motivaram a escolha do eixo se questionando“Como seria o processo educativo em uma sociedade cujo princípio não é a miséria de muitos para enriquecimento de poucos? Uma educação que não está voltada a adaptar e naturalizar os efeitos dessa sociedade, mas para desenvolver as potencialidades humanas? Quais as consequências de um outro projeto de desenvolvimento para o campo da psicologia, pedagogia e da arte?”
A obra escolhida no mês de agosto reúne oito textos de períodos diferentes da trajetória de Vigotski. A primeira edição foi publicada em 2021 no Brasil pela editora Expressão Popular, sendo alguns dos textos inéditos na língua portuguesa. Veja a publicação completa.
O Clube do Livro à Esquerda é um clube de assinatura mensal, você paga uma mensalidade de um de nossos planos (militante ou camarada) e recebe todos os meses na sua casa um kit de literatura socialista. Os livros enviados aos leitores assinantes são divulgados a cada mês e pensados dentro de um eixo temático, escolhidos por uma curadoria.
O Clube possui parcerias com importantes editoras, as quais contam com obras diversas no campo do socialismo, tais como a Boitempo Editorial, Editora Contraponto, Editora Insular, Editora Sundermann, Expressão Popular e Editora Zahar. Dessa forma, há mais opções de obras que debatem de forma ampliada temas candentes da conjuntura da classe trabalhadora.