Montagem por UàE - Fotos: Ocupação de Escola Pública em Brasília (2016), por Wilson Dias/Agência Brasil; Estudantes ocupam prédio da presidência na Avenida paulista (2016), por tuane Fernandes/Mídia Ninja; 15M em Porto Alegre (2019), por Laura Baldo/ estudantes NINJA.

[Notícia] 15 de março: dia nacional de luta pela revogação do novo ensino médio

Maria Helena Vigo – Publicado originalmente em Universidade à Esquerda

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocou um dia nacional de luta contra a reforma do ensino médio, que deve acontecer em todo o país na próxima quarta, dia 15 de março. A convocação vem na esteira da reivindicação de uma série de movimentos, entidades, estudantes, trabalhadores e pesquisadores da educação pela revogação desta reforma.

Importante lembrar: a reforma foi levada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória do ex-presidente golpista Michel Temer, em 2016, e obteve como resposta uma grande resistência estudantil, que resultou em ocupações de escolas e universidades por todo o país. As ocupações secundaristas e universitárias se opunham ao Novo Ensino Médio (NEM) e à EC 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos. Ainda assim, a proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada como lei em 2017.

Dois anos após o início do processo de implementação obrigatória da reforma, ela vêm se confirmando tão desastrosa quanto os movimentos e pesquisadores da educação já vinham avisando que essa reforma seria:

Grades com disciplinas voltadas para o empreendedorismo, produção de brigadeiros, com temáticas vagas como “o que rola por aí”, “projeto de vida”, “sonhando alto” entre outras, tendo que ser ministradas por professores com formação sólidas em áreas como geografia, história, biologia, filosofia, entre outras, pois as disciplinas que ministravam perderam espaço na grade curricular. 

Ou seja: um currículo que foca na preparação da juventude trabalhadora para o trabalho simples, precário e até mesmo para o desemprego, de forma resignada. Em consonância com todos os ataques que o trabalho no Brasil vêm sofrendo nos últimos anos, com a reforma trabalhista, aprovada também no governo golpista de Michel Temer. 

Não à toa a formulação da parte flexível do currículo é dirigida pelo empresariado, por meio de institutos como: Fundação Lehman, Instituto Natura, Itaú, Instituto Ayrton Senna, entre outros, que se reúnem na frente “Todos pela Educação”.

Leia também: Quem quer o novo ensino médio?

O governo Lula, por meio do Ministro da Educação, Camilo Santana, tem se posicionado de forma a descartar a revogação da reforma, indicando que a mesma deve ser apenas reformulada. Na última quinta-feira (09) foi anunciada uma consulta pública do MEC com o intuito de avaliar e reestruturar o novo Ensino Médio, confirmando as falas públicas do Ministro.

A implementação do NEM está prevista para ser concluída até 2024, levando também a uma reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para o mesmo ano. Este é um momento decisivo para colocar este modelo em questão, pois ele tem reflexos em toda a estrutura da organização das redes de ensino no país, como concursos de professores, destinação de recursos para materiais didáticos e de infraestrutura, entre outros.

Para o dia 15 de março estão previstos atos, debates, entre outras atividades em todo o país. Confira os atos confirmados nacionalmente:

Norte

AM – Instituto de Educação do Amazonas – 9h
PA – Belém – Mercado de São Brás – 16h
PA – Parauapebas – Centro Cultural de Parauapebas – 9h

Nordeste

AL –  Arapiraca –  Praça da Prefeitura – 15h
AL – Maceió – Escola Estadual Moreira Silva –  15h
BA – Guanambi – IFBAIANO Campus Guanambi – 08h
BA – Salvador – IFBA Campus Salvador – 12h30
BA – Xique-xique – Praça da Bíblia – 10h
CE – Fortaleza – Gentilândia – 15h
MA –  São Luís – Biblioteca B. Leite (Deodoro) 16h
PE – Recife – Rua da Aurora ( em frente ao ginásio pernambucano) 14h
PI – Teresina – IFPI Central –  08h30
RN – Natal – Midway Mall – 14h

Centro-oeste

DF – Museu Nacional – 9h
MT – Cuiabá – Praça Ipiranga – 16h
MS – Campo Grande – Praça do Rádio – 17h

Sudeste

ES –  Vitória –  Praça Costa Pereira –  08h
MG – Belo Horizonte – Praça Afonso Arinos – 16h
MG  –  Diamantina –  Rua da Glória –  16h30
MG –  Ipatinga –  em frente à Prefeitura – 08h
RJ –  Campo dos Goytacazes –  Rodoviária R. Silveira –  11h
RJ – Rio de Janeiro – Cinelândia  – 16h
SP – Birigui – Praça James Mellor – 14h

SP – Campinas  – Largo São Benedito – 13h
SP – Jundiaí – EE Coronel S. Moraes – 12h30
SP – São Paulo – MASP – 8h
SP – Sorocaba – Praça da Matriz – 16h

Sul

PR – Castro – Praça M. Ribas (Buganville) –17h30
PR – Curitiba – Praça Santos Andrade – 17h
PR – Francisco Beltrão – Praça central – 9h30
PR – Londrina – Calçadão (Teatro Ouro Verde) – 18h
SC – Chapecó – Praça Coronel Bertaso – 14h30
SC – Florianópolis – TICEN – 17h30
SC – Joinville – Univille – Bloco A – 18h30
SC –  Lages – Praça João Costa – 14h
RS – Porto Alegre – Colégio Estadual Júlio de Castilhos – 9h

Sua cidade terá ato e não consta na lista? Entre em contato e atualizaremos a matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *