Ana Z. – 02/05/2023 – Redação do UFSC à Esquerda * Atualizado às 00h18m de 03/05/2023.
Diante de problemas com falta de água que se estendem por meses no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, o corpo estudantil de Artes Cênicas decidiu por realizar suas atividades acadêmicas, assim como discussões sobre a condição do prédio em que estudam, no hall da reitoria I, nos dias 02 e 03 de maio. As atividades iniciam a partir das 18h30 e tem como intuito mobilizar e chamar a atenção para que a situação seja resolvida.
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas (CAAC) relatou ao UFSCàE que estes problemas ocorrem desde a inauguração do prédio, que foi realizada em fevereiro de 2016, mas não são os únicos dilemas com infraestrutura vividos no Centro de Ensino:
A água do nosso prédio sempre foi uma questão desde a sua inauguração e se intensificou muito após a pandemia por falta de manutenção e desde o início desse semestre o prédio se encontra totalmente sem água, em algum dado momento nesse meio tempo tínhamos água apenas nas privadas mas dias depois já estávamos sem água novamente. Temos diversos problemas de infraestrutura também como: portas de segurança que não abrem, falta de iluminação nas escadas de emergência , elevador que não para no segundo andar, buracos nos tetos, janelas quebradas, entre outros. Nosso movimento começou agora e ainda estamos somando forças e fazendo contato com outros cursos para se juntarem à nossa mobilização.
A problemática foi debatida em assembleia estudantil convocada pelo CAAC e realizada no dia 27 de abril. Na mesma, os estudantes votaram pelas atividades de aula-ação no hall da reitoria e pela entrega de uma carta à reitoria e ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) sobre a pauta. Confira as cartas, abaixo:
No momento, está prevista uma obra de solução temporária para o dia 05 de maio, na bomba de água do subsolo do prédio. Contudo, os estudantes enfatizam a necessidade de uma solução definitiva para que possam ter aulas com as mínimas condições de salubridade, como acesso a banheiros e água potável nos bebedouros.
A carta à reitoria foi entregue ao final da tarde de hoje, confira alguns registros realizados pelo Centro Acadêmico:
Durante a noite de hoje, acompanhamos algumas das atividades realizadas por estudantes e docentes do curso no hall da Reitoria. Conversamos com Brisa Marques e Anna Luisa Pacheco, do CAAC, sobre a mobilização que está sendo realizada pelo curso, confira o vídeo, também disponível em nosso Instagram:
Confira também alguns registros dos cartazes que foram colados no prédio da Reitoria e da mobilização realizada pelos estudantes:
Na semana anterior, no da 26 de abril, uma estudante do mesmo centro relatou em seu Twitter que no bloco A do CCE, uma lâmpada caiu e a atingiu em sala, durante sua aula:
O dia de hoje foi marcado pela pauta de infraestrutura na universidade, com as assembleias que foram realizadas pelos Centros Acadêmicos do CFM e as mobilizações das Artes Cênicas. Esta é uma pauta que já vinha sendo denunciada no ano passado, por estudantes de física e pela greve dos trabalhadores TAEs da universidade, e que revela o alarmante nível de precariedade e sucateamento em que o conjunto da universidade se encontra com a restrição orçamentária que vem sofrendo pelo menos desde 2015.
Leia também: [Entrevista] Estudantes do CFM denunciam a precariedade do labirinto e lutam por condições de estudo