José Braga – Redação UàE – 19/02/2018
Hoje, 19 de fevereiro, inicia-se o período de inscrições de candidatos para a eleição do próximo reitor da UFSC. As inscrições poderão ocorrer até quinta-feira, 22, às 18 horas. A votação ocorre em primeiro turno em 28 de março, e se for necessário o segundo turno em 11 de abril. O pleito será paritário ponderando 1/3 do peso dos votos para cada categoria/segmento (docentes, técnicos-administrativos e estudantes).
Há três pré-candidaturas já anunciadas na universidade. O diretor do Centro Sócio-Economico (CSE) Irineu Manoel de Souza; O diretor do Centro Tecnológico (CTC) Edson de Pieri; e o Reitor pró-tempore e ex-diretor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Ubaldo Balthazar. Irineu e Edson foram candidatos na última eleição em 2015.
Diferentemente das eleições regulares na universidade esta ocorrerá apenas para reitor – tendo em vista a vacância do cargo pelo falecimento de Luís Carlos Cancellier de Olivo. Até então, Alacoque Lorenzini mantém-se vice-reitora. Mesmo assim, a resolução que regra a disputa eleitoral prevê que no caso de vacância do cargo de vice-reitor antes da realização do pleito a comissão eleitoral baixará novas orientações.
A Comissão Eleitoral é formada Paulo Rizzo (ANDES), Valmir Oleias (APUFSC), Clara Niehues Rivas (DCE), Bruna Veiga de Moraes (APG), Claudio Roberto Silvano e João Batista da Silva (SINTUFSC).
Leia também: Alacoque Erdmann, reitora em exercício da UFSC se afasta; A renúncia dos Pró-Reitores e as portas fechadas do Conselho Universitário; CUn: a sucessão de Cancellier;
Debate: Uma das maiores tragédias da história da UFSC; Opinião: O que acontece quando se tira a decisão das mãos da comunidade universitária?; Opinião: A fonte de toda a corrupção