Imagem: ilustração o Folder para o 30M da comissão unificada
Maria Fernandez – Redação UàE – 29/05/2019
No último dia 15 de maio as mobilizações tomaram todo o Brasil mostrando a disposição da população para defender a educação pública do país. Nas manifestações as pautas contra o governo e em defesa da previdência estavam presentes e indicam a que a construção da mobilização para a greve geral, prevista para o dia 14 de junho, pode crescer ainda mais.
Em Florianópolis, o dia 15 contou com forte mobilização das instituições de ensino superior como UFSC, UDESC e IFSC, somaram-se também trabalhadores e estudantes de escolas públicas e privadas e trabalhadores municipais. A perspectiva é que esse movimento cresça e agregue outras categorias de trabalhadores.
Desta forma, amanhã 30/05, é mais um momento importante nesta construção e articulação. Defender a educação contra os cortes e perseguições, demonstrando efetivamente que esta política faz parte de um projeto de governo que precisa ser combatido por inteiro, que a reforma da previdência precisa ser completamente barrada.
Mostrar a força e indignação dos trabalhadores neste momento é fundamental para garantir um movimento real que possa combater esses ataques. Ataques que continuarão vindo, a exemplo da reforma tributária que já tem apontado como próxima pauta.
Na UFSC, por meio da articulação de uma comissão unificada de TAEs, docentes e estudantes, foi retirada uma programação que prevê atividades na UFSC durante a manhã com saída em direção ao Centro para compor o ato com demais trabalhadores.
Segue a programação divulgada pela comissão:
7h-9h30 – panfletagem nas entradas da UFSC, concentração em frente à reitoria;
9h30 – panfletagem pelos centros da UFSC, concentração em frente à reitoria;
12h30 – ASSEMBLEIA GERAL DA UFSC, no hall da reitoria com as três categorias;
13h30 – saída para o centro;
16h – ATO UNIFICADO – concentração no Centro na Praça Tancreto Neves.
As entidades de categoria também se mobilizaram: o SINTUFSC divulgou a deliberação em assembleia da categoria de TAEs pela paralisação das atividades do dia e integração aos atos ; os Docentes em Movimento tem integrado as definições da comissão unificada, A APUFSC publicou chamado para que os docentes participem do “Segundo dia Nacional em defesa da educação” e divulgou apoio aos atos chamados por UNE e UBES em todo o país. O DCE, depois de decisão de assembleia de estudantes da UFSC, chama para a concentração no centro às 16h, desta forma o ato saído da UFSC dependerá da assembleia unificada que ocorrerá ao 12h.
A assembleia ao 12h no hall da reitoria será um importante momento para definir os rumo das mobilizações e atos. É preciso neste momento construir com as bases uma mobilização cada vez maior! Rumo ao grande ato do 30M!
30M vai ser maior!