[Curta] Subnotificação no Brasil: a maioria dos casos de coronavírus não são testados

Helena Lima – Redação UàE – 23/03/2020

O Brasil teve o primeiro caso noticiado de coronavírus dia 26 de fevereiro. Hoje, 23 de março, o total de infectados, computado pelas secretarias estaduais de saúde, é 1.646 em todo o Brasil, e 25 mortes, sendo 22 no estado de São Paulo. Os estados que mais registram casos hoje são: São Paulo com 631 casos, Rio de Janeiro com 191 casos, Distrito Federal com 134 casos e Ceará com 125 casos. 

Estes números, no entanto, são insuficientes para descrever o número de infectados hoje no país. Isto porque, o protocolo mantido pelo Ministério da Saúde é de apenas testar os casos que já estão internados na UTI. Assim, todos aqueles que vão aos postos de saúde com os sintomas não são testados e nem computados.

Segundo dados fornecidos pelo biólogo Atila Iamarino, uma pessoa demora cerca de nove dias entre o momento que ela é infectada e o que ela é hospitalizada. Assim, os números que temos hoje são atrasados, porque os casos que aumentam são referentes às pessoas que já estão hospitalizadas. E ainda, não contam com uma grande porcentagem daqueles que têm o vírus e são assintomáticos. Com uma política de testes em massa, como tem-se feito na Coreia do Sul, existiria um panorama mais concreto da situação do coronavírus no Brasil.