Nina Matos – Redação UàE – 19/06/2020
Publicado originalmente em Universidade à Esquerda.
Na segunda-feira (15) a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) retomou as atividades presenciais. A medida foi tomada com base no Decreto 630 do governo do estado.
O Decreto permite a retomada de “estágios obrigatórios e as atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores”. Nesta primeira retomada são 45 cursos, 300 unidades de aprendizagem, 265 professores e cerca de 5 mil alunos, que retornam à universidade para aulas práticas, estágios e coletas de dados em pesquisas desenvolvidas em laboratórios para Trabalhos de Conclusão de Curso — atividades que não puderam ser implementadas no ensino remoto.
Na página do Facebook da universidade foi divulgado um vídeo de anúncio do retorno presencial, dizendo que “hoje é um dia diferente” e que a retomada das atividades é, agora, um “ato de amor”.
O afrouxamento das medidas de isolamento social tem se intensificado nas últimas semanas, em especial com a volta da circulação dos ônibus. Apesar do governo estadual e dos municipais tentarem se blindar com argumentos de que se seguem as medidas de segurança, como obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento e higienização, o aumento do número de casos no estado, mesmo com a subnotificação dos dados, nos mostra que estamos longe de qualquer possibilidade de retorno da normalidade.