Acontece na UFSC, 07 de dezembro

Bom dia leitores, confira o Acontece na UFSC desta quarta!

Os recentes cortes orçamentários realizados pelo Governo Bolsonaro estão afetando duramente as universidades federais. Aqui na UFSC, a Pró-Reitoria se manifestou acerca do pagamento das bolsas e da assistência estudantil, afirmando que o pagamento depende que o recurso seja liberado pelo Ministério da Educação (MEC). Ou seja, sem a liberação dos recursos, os estudantes não receberão o pagamento das bolsas referentes a novembro. 

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou uma Assembleia Estudantil para hoje às 12h. A pauta única é a discussão sobre o Restaurante Universitário (RU). A Assembleia ocorre em frente ao RU.

Outras universidades também estão expondo o cenário calamitoso na qual se encontram. O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, informou que assim como a UFSC, a UFPE não deve conseguir pagar as bolsas estudantis e nem manter os contratos com os trabalhadores terceirizados em função dos cortes. 

O DCE da Universidade Federal Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) convocaram um ato contra os cortes, que deve ocorrer hoje a partir das 16h em frente ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ.

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) convocou uma paralisação pelo pagamento das bolsas de pesquisas. O pagamento das bolsas também só poderão ser pagos com a liberação de recursos. A paralisação deve ocorrer a partir do dia 08/12.

Hoje a tradicional banquinha da EFoP e do UFSCàE ocorre das 10h às 14h na Feirinha da UFSC. Diversos livros à esquerda podem ser encontrados com descontos de 20% à 30%. Também é uma oportunidade de conhecer mais sobre as atividades do jornal e da escola. 

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *