Cartaz de convocação da assembleia elaborado pelo DCE da UFSC.

[Notícia] DCE convoca estudantes para assembleia do Restaurante Universitário

Jussara Freire – Redação do UFSC à Esquerda

A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou a impossibilidade de efetuar todos os pagamentos e compromissos assumidos frente ao novo contingenciamento realizado pelo governo Bolsonaro, que zerou o orçamento das universidades e institutos federais.

Em seu anúncio, a UFSC destacou a impossibilidade de pagamento das bolsas estudantis e da manutenção do Restaurante Universitário (RU). A medida também impacta as contas já empenhadas e o funcionamento de toda a infraestrutura básica, como serviços de limpeza, segurança, reformas e manutenções que já estavam com dificuldades para serem realizadas e precarizadas, contas de água e luz que já estavam em negociação frente aos parcos recursos que ainda estavam sendo viabilizados no orçamento.

Há uma semana o Diretório Central dos Estudantes (DCE) havia convocado uma assembleia do RU para esta quarta, 07/12, com a proposição de debater a precarização do mesmo. Com o anúncio dos cortes, o chamado do espaço foi ampliado para que se trate dos cortes anunciados. 

É importante que o corpo estudantil participe e se esforce em analisar o momento vivido, assim como possa elaborar táticas de lutas contra o conjunto dos cortes que já vêm deixando a universidade em uma situação dramática em todo o último período.

A incapacidade de manutenção estrutural e a evasão frente ao desmantelamento da universidade já vem sendo percebida e relatada em diversos cursos na universidade e mesmo o processo de ingresso vêm apresentando baixas, como é possível constatar nos números das inscrições para o vestibular que tiveram uma alteração substancial a partir de 2020. 

A luta pela universidade é a única ferramenta que tem se mostrado capaz de fazer frente ao seu projeto de extinção, que vem sendo trabalhado a muitos anos, e que nesse momento se apresenta de forma decisiva. Tratam-se de perdas que podem ser irreversíveis, mesmo diante de um novo governo.

A assembleia ocorrerá nesta quarta, 07 de dezembro, ao meio-dia, em frente ao restaurante universitário. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *