Acontece na UFSC, 21 de dezembro

Bom dia leitores! Confira o Acontece na UFSC desta quarta-feira!

As fortes chuvas estão afetando duramente Santa Catarina. Em Balneário Camboriú, a prefeitura decretou ontem (20/12) estado de emergência no município. O tráfego em diversas rodovias também foi impactado. O trânsito da BR-101 foi interrompido. Na BR-282 houve deslizamento em dois pontos, deixando o tráfego em meia pista. Já a BR-280 permitiu apenas o trânsito de veículos leves. Em Florianópolis, mais de 15 pessoas ficaram desabrigadas e 1.600 desalojadas. Na Universidade Federal de Santa Catarina, a Biblioteca Universitária sofreu fortes danos. Parte do forro de sua estrutura caiu e o prédio ficou alagado.

Em abril deste ano, a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFoP) organizou um evento para debater as implicações da organização capitalista dos centros urbanos nos eventos que são tratados pela mídia burguesa como “tragédias ambientais”. O debate pode ser acessado na íntegra neste link.

Ontem foi aprovado o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da transição na Câmara dos Deputados. A votação deve continuar durante o dia de hoje. A proposta, em linhas gerais, visa deixar fora do teto de gastos R$ 145 bilhões do Orçamento de 2023 para bancar algumas despesas do Governo. O teto de gastos é uma medida brutal contra os trabalhadores, pois congelou o investimento em saúde, educação, assistência social, entre outras áreas por 20 anos. Ele foi instituído por meio da aprovação da EC 95 em 2016, que enfrentou resistências de diversas categorias da classe trabalhadora.

O Clube do Livro à Esquerda deve realizar o sorteio de duas assinaturas nesta semana. O livro do mês de dezembro é “O sentido da Liberdade: e outros diálogos difíceis” de Angela Davis. Para saber mais acesse o instagram do Clube do Livro. 

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *