Bom dia leitores do UFSC à Esquerda. Confiram o que acontece na UFSC nesta sexta-feira
Hoje, 25 de novembro, marca-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. De forma perversa, o dia de ontem foi marcado por dois brutais feminicídios em Santa Catarina. Alessandra Abdalla, professora do NEIM Tapera, em Florianópolis, foi assassinada a tiros pelo ex-companheiro, que é policial militar. O assassinato aconteceu quando ela chegava ao seu local de trabalho, diante de seus colegas de trabalho.
No mesmo dia, o corpo de Miriam Pessoa foi encontrado parcialmente carbonizado em um apartamento em Tijucas, na Grande Florianópolis. O suspeito do assassinato da mulher de 33 anos também é ex-companheiro da vítima e teria confessado o crime por telefone.
Antes mesmo de o segundo caso vir à público, o SINTRASEM chamou o ato “Justiça por Alessandra – Chega de violência contra as mulheres” para hoje, às 18h, no Largo da Alfândega. No chamado, o sindicato ressalta o grande número de mulheres que ainda são vítimas de feminicídio no Brasil. Só no ano passado, foram 1.341 mortes. Isso significa um assassinato a cada 7 horas.
O DCE chamou um Conselho de Entidades de Base (CEB) para hoje para continuar as discussões sobre o estatuto das festas, já que a pauta não foi vencida no CEB da última terça-feira. O Conselho será às 12h, em local à definir.
Ontem ao final da manhã faltou energia elétrica em diversos setores do Campus Trindade. Segundo ofício da prefeitura universitária, isso aconteceu devido à degradação de um cabo de média tensão, possivelmente realizada por um roedor. CTC e CCS ainda estavam sem energia na noite de ontem. Esse tipo de episódio é um reflexo da deterioração da estrutura física da universidade, causada por sucessivos cortes de verbas que impedem a manutenção adequada das instalações.
A Exposição FRANKLIN CASCAES – Artista terá sua abertura no MArquE hoje, às 16h. A partir da semana que vem os horários de visitação serão de terça a sexta, das 9h às 17h. O trabalho do artista se apresenta como um significativo recorte da memória local em seu cotidiano e imaginário popular. Através de seus desenhos e conjuntos escultóricos podemos acessar as mais variadas temáticas abordadas em sua obra.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com