Acontece na UFSC, 26 de outubro

Bom dia leitores! Hoje ocorrem diversas mobilizações importantes na UFSC. Daqui a pouco, às 11h, será realizado um ato no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) contra as manifestações neonazistas e misóginas que ocorreram nas dependências do prédio. O Centro Acadêmico de Direito (CAXIF) havia lançado uma nota contra o ocorrido. 

Às 14h30min haverá uma Assembleia Geral do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) para discutir os cortes e as reivindicações do centro. 

Também hoje, às 17:30, ocorre a Assembleia Estudantil com pauta única, Estado de Greve, no Hall da Reitoria. Esse espaço foi um encaminhamento da última Assembleia que ocorreu no dia 14/10. 

Ontem ocorreu uma reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB) com pauta única para definição do calendário de lutas. Alguns dos encaminhamentos foram: divulgar a marcha da consciência negra e atividades para o novembro negro; debter o projeto de universidade para além dos cortes; levar a pauta sobre a estrutura do Centro de Ciência Físicas e Matemáticas (CFM) para o Conselho Universitário; chamar um CEB sobre o Centro de Convivências; organizar zines sobre Ensino Remoto; entre outras.

No início da sessão do CEB, a Associação de Pós-Graduandos da UFSC realizou uma denúncia contra a atuação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) durante o ato do dia 18/10. Uma estudante da APG foi impedida de falar no microfone aberto do ato por um membro da Coordenação Geral do DCE. Segundo o que foi relatado na reunião, a postura do DCE expressou um boicote à atuação da APG, entidade que tem buscado mobilizar os estudantes contra os cortes e o ensino híbrido na universidade. Também foi relatado que em diversos momentos a APG tem buscado construir ações conjuntas com o DCE, mas que há pouco retorno por parte da entidade geral dos estudantes da graduação. Membros da gestão do DCE pediram desculpas pelo ocorrido e se comprometeram a realizar uma reunião aberta para discutir o tema.

Também ontem ocorreu uma sessão do Conselho Universitário. No início, foi apresentada a situação do Hospital Universitário da UFSC. A UFSC aderiu à gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) em 2015 após decisão contrária da comunidade em plebiscito. O hospital vem enfrentando dificuldades de funcionamento. Recentemente, foi comunicado que os atendimentos na área de Emergência Obstétrica foram interrompidos. Em razão da deteriorização dos HUs em diversas universidades, os trabalhadores haviam realizado há poucas semanas uma greve nacional.

 Além dessa questão, foi discutido uma nova normativa sobre Estágio Pós-Doutoral na UFSC, a regulamentação da Ligas Acadêmicas da UFSC e ​​autorização para que a FEESC atue como fundação de apoio ao Instituto Catarinense (IFC). 

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *