🗒Bom dia, leitores!
Confira o Acontece na UFSC desta quinta-feira, 22 de junho
Hoje, à s 18h, no Auditório do EFI, os estudantes do CFM chamam uma Assembleia para discutir os próximos passos do movimento que tem reivindicado questões dignas de infraestrutura e a alocação das entidades estudantis com a demolição dos blocos modulados. Essa assembleia ocorre depois da reunião com a reitoria que ocorreu na segunda-feira (19/19). Durante a reunião foi apresentado o projeto do novo prédio e a reitoria se comprometeu com algumas resoluções mais imediatas das demandas dos estudantes (como iluminação e segurança). Entretanto muitos pontos ficaram em aberto e foram reencaminhados pela reitoria ao centro de ensino. Os estudantes enviaram um ofÃcio no dia 20 destacando as demandas de caráter urgente como: mais uma sala para centro acadêmico; calçamento adequado, rampas e iluminação; reativação da copa para os terceirizados; aumento da segurança. No ofÃcio demandam comunicação sobre os prazos previstos para efetivação das demandas. Os estudantes do CFM seguem organizando uma mobilização com ousadia e que inspira os demais para pensarem as questões da universidade perante uma polÃtica de subfinanciamento.
Hoje os trabalhadores e entidades são chamadas para mobilização na Administração Central da Celesc durante a realização de reunião do conselho de administração. A reunião do Conselho está prevista para ocorrer durante a manhã desta quinta-feira e poderá alterar o estatuto permitindo que as reuniões ocorram de forma online. A avaliação dos trabalhadores e suas entidades é que esta alteração dificulta as mobilizações de pressão ao conselho. Diante dos ataques a este setor estratégico para a classe trabalhadora a alteração de estatuto pode ser decisiva para o avanço das terceirizações. Seguimos acompanhando as mobilizações em defesa da Celesc Pública.
Ainda na UFSC, ocorre hoje entre 7h30 e 20h30 as eleições para o CALL. A urna estará no varandão do CCE. Hoje também devem ser contabilizados os votos e divulgado o resultado da eleição do CALIGEO. Ontem durante o debate entre as chapas concorrentes ao CALPSI, uma das chapas foi impugnada. A comissão eleitoral divulgou posteriormente as razões da impugnação nas redes do CALPSI, que foi votada durante o debate por unanimidade dos presentes. Ontem também ocorreram as Eleições para o CAXIF que teve 3 chapas concorrentes, segundo informações da comissão eleitoral divulgadas foram 416 votantes: com 187 votos para Chapa 1; 66 para Chapa 2; e 160 para Chapa 3; com 3 votos nulos. A Chapa1 Despertar, já comemorava vitória em suas redes na noite de quarta.
Os estudantes da Pedagogia penduraram ontem uma faixa no prédio do CED em homenagem póstuma à estudante Maria Eduarda Vilpert Lopes, que faleceu na noite de sábado. A estudante que ingressou no curso em 2019 tinha uma importante atuação polÃtica nos movimentos estudantis e sua perda é sentida e lamentada por muitos que compartilharam com ela os momentos de luta.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.