📋Bom dia, leitores!
Confira o Acontece na UFSC desta terça-feira, 21 de junho
Trabalhadores da prefeitura de Florianópolis seguem em greve contra o arrocho salarial e em defesa do serviço público da capital. Nesta segunda (20), a categoria em greve realizou ato nas ruas do centro da cidade após deliberar, em assembleia, manter a greve por tempo indeterminado.
Uma menina de 11 anos vem sendo forçada pela justiça catarinense a manter uma gestação fruto de um estupro, no município de Tijucas, violando o direito ao aborto legal. Em vídeo divulgado, a juíza induz a menina a não interromper a gravidez. Uma manifestação está sendo convocada contra tal violência nesta terça, às 18h. O ato “Criança não é mãe” terá inicio em frente ao Ticen, no Centro de Florianópolis.
Neste dia 21 de junho comemoramos a Reforma de Córdoba. Há exatos 104 anos era publicado o “Manifesto de Córdoba”, texto que condensa a radical mobilização do movimento estudantil argentino na disputa pelo sentido da universidade. Unindo estudantes e operários, o movimento provocou uma série de mudanças nas universidades e protagonizou uma luta que se expandiria em toda a América Latina. Que sejamos inspirados pelo exemplo de radicalidade dos estudantes de Córdoba nas lutas que enfrentamos hoje contra a morte da universidade pública!
Leia também: 21 de junho, a Luta de Córdoba viva
Nesta quarta (22), a EFoP promove o minicurso “Os impasses da transição ao socialismo no Chile e a contrarrevolução”. É uma atividade-convite do Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD/EFOP) que trata da análise de Ruy Mauro Marini na obra “O reformismo e a contrarrevolução: estudos sobre o Chile. A inscrição é pelo site da escola.
O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: ufscaesquerda@gmail.com.