Acontece na UFSC, quinta-feira 23 de junho

Hoje é dia de ato em Florianópolis!
Os povos indígenas de Santa Catarina estão convocando uma mobilização para que se retome o julgamento da Terra Indígena Laklãnõ Xokleng e pela luta contra o Marco Temporal. A concentração será a partir das 16h no Largo da Alfândega.

O Supremo Tribunal Federal suspendeu pela terceira vez a votação do Marco Temporal. Se aprovado, as demarcações de terras indígenas no país estarão sob forte ameaça, pois a política prevê apenas o reconhecimento de territórios indígenas que foram ocupados até a aprovação da Constituição, em 1988. Essa suspensão afeta fortemente o julgamento da terra do Povo Laklãnõ Xokleng em Santa Catarina.

Desde abril, os estudantes indígenas moradores da Maloca – como é conhecido o alojamento provisório ocupado por eles desde 2016 – têm organizado arrecadações de alimentos, materiais de limpeza e contribuições financeiras tanto para auxiliar na permanência dos estudantes quanto para permitir a ida à Brasília para pressionar o STF. 

Outra questão importante na cidade são as condições de permanência na UFSC, que estão extremamente difíceis e afetam uma parcela muito significativa de estudantes e técnicos. Uma das principais questões enfrentadas é a política imobiliária. Em junho, o cálculo do IGP-M acumulado – que determina o reajuste de aluguel – chegou em 10,72%. Para ilustrar o impacto desse reajuste, façamos o exercício de imaginar que esse valor se mantenha fixo pelos próximos cinco anos. Um estudante que chega em Florianópolis para estudar em um curso de duração de cinco anos, pagando R$ 1000 reais de aluguel – o que já é um valor absurdo, representando mais de 80% do valor de um salário mínimo – ao final da faculdade está pagando R$ 1663,91. Um absurdo para grande parte das famílias brasileiras. 

Por isso, é necessário retomar os debates sobre as condições de vida na cidade, o papel da especulação imobiliária na expulsão de estudantes da universidade e a necessidade de ampliação e melhores condições na moradia da UFSC! O movimento estudantil tem um papel muito importante nesses debates e na mobilização de temas como esses!

O Acontece na UFSC é nosso boletim diário de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *