Acontece na UFSC, sexta-feira, 7 de julho de 2023

Bom dia, leitores!

Confira o Acontece na UFSC desta sexta-feira, 7 de julho

Nesta sexta-feira de final de semestre na UFSC muitos estudantes estão realizando as últimas atividades acadêmicas. Embora a movimentação na universidade já tenha reduzido, o semestre termina oficialmente só no dia 13, próxima quinta-feira.

Temos acompanhado nestas últimas semanas a abertura de discussões pela gestão sobre temas complexos de muita relevância para a vida universitária, que infelizmente pelo momento do semestre, não tem tido a circulação necessária para uma efetiva participação da comunidade universitária. Entre os temas em pauta estão uma resolução sobre realização de festas, a revisão da normativa 017 e discussões da política de permanência. Os momentos de audiência e reuniões foram esvaziadas até agora.

Ocorrem também nesta última semana atividades culturais como:

– Abertura de duas exposições fotográficas:  “Das Ruínas Coração”, de Christian Abes; e “Caco Poemas”, de Sandrine Allain.  As exposições que abrem hoje para visitação ficarão disponíveis ao público no Centro de Cultura e Eventos da UFSC das 7h às 19h de segunda à sexta;

– Também no Centro de Eventos, no Auditório Garapuvu, ocorre hoje a Mostra de Curtas do curso de animação da UFSC. A mostra conta com exibição de curtas de animação desenvolvidos por alunos do curso e iniciará às 16h.

Ocorreu ontem o minicurso “A revolta de Córdoba: a força e a coragem do movimento estudantil”, promovido pela Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra e pelo Coletivo Emancipação Socialista. O evento contou com a participação de estudantes e trabalhadores. A partir desta retomada é possível resgatar uma inspiração para pensar nas possibilidades de atuação e mobilização nas universidades, resgatando a ousadia e criatividade da juventude. O momento de final de semestre pode ser um momento importante de balanço dos movimentos.

Nas movimentações sindicais na cidade:

O Sindlimp teve audiência, nesta quinta-feira, intermediada pelo Ministério Público do Trabalho com a empresa D&L e a UFSC para discutir os problemas no cumprimento dos direitos dos trabalhadores terceirizados. A empresa, entre outros problemas, tem atrasado há meses o pagamento dos salários. O MPT deve acompanhar de perto a situação dos trabalhadores para garantir seus direitos.

O Sinergia  chama os trabalhadores eletricitários para participarem da Plenária Estadual do Plano Plurianual do Governo Federal, o sindicato deve levar a plenária a discussão da reestatização da Eletrobras. A plenária está prevista para iniciar às 18h na ALESC.

O Acontece na UFSC é nosso boletim das manhãs de segunda à sexta. Nos acompanhe pelo Instagram, Facebook, Telegram, Twitter ou diretamente pelo site! Para enviar dicas ou sugestões, entre em contato conosco: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *