Camilla Ferreira – Redação UFSC à Esquerda – 22/06/2023
Na assembleia de hoje os estudantes avaliaram a reunião de negociação com a reitoria e pensaram nos próximos encaminhamentos do movimento com o mote “Pra onde vamos?”
No início da assembleia a mesa, com representantes dos CAs, recuperou como ocorreu a reunião de negociação e informou sobre a entrega de um ofício de solicitação de todos os CAs dos centros. O ofício teve o objetivo de concretizar as pautas urgentes, visto que durante a reunião com a reitoria as demandas dos estudantes não foram diretamente respondidos.
Os estudantes retomaram na avaliação os pontos negativos dos CAs ficarem no bloco anexo ao prédio administrativo, dividindo inclusive o espaço térreo com a biblioteca setorial. E que isso acabará cerceando a liberdade dos estudantes de fazerem atividades de forma autônoma, com o agravante que as paredes dos CAs seriam de vidro. Também foi criticado o posicionamento da gestão universitária de afirmar que o projeto do prédio novo não tera mais possibilidade para alteração.
Citam a importância de pressionar o DCE para comprar juntos a briga com os estudantes dos centros para ter possibilidade maior de pressão, visto que haverá grande disputa de outros grupos e interesses pelo espaço que será demolido. “O DCE não pode ser só uma organização fantasmas, mas tem que ser aliado na nossa luta”.
Os estudantes também avaliam que o entendimento da reitoria de encaminhar as demandas primeiramente a direção do centro não confere, tanto por que a direção já está ciente da demanda dos estudantes mas também porque é necessário continuar pressionado a reitoria a se comprometer.
A avaliação geral dos estudantes é que o projeto não atende as demandas estudantis que vinham sendo debatidos nas últimas assembléias. A demanda original é que os CAs sejam em praça pública.
O debate trouxe como fazer a pressão necessária para garantir a reivindicações serem atendidas.
Ao fim os estudantes deliberaram:
-Não sair dos espaços que ocupam atualmente até discussão ampla e que isso seja discutido em próxima assembleia ;
-Marcar assembleia para 17 de agosto, quinta-feira, às 18h.
-Chamar CEB para discutir espaço físico na universidade.
Os estudantes seguem mobilizadas organizando o movimento para que possam pressionar para resoluções que contemplem as decisões coletivas
Confira imagens da Assembleia Estudantil CFM 22/06. Fotos UFSCàE:


