Foto: Reitor Pró-Tempore Ubaldo Balthazar em sessão do Conselho Universitário; por UFSC à Esquerda
José Braga – Redação UàE – 07.03.2018
O reitor pró-tempore da UFSC Ubaldo Cesar Balthazar é um dos três candidatos à reitoria em pleito que ocorre neste mês. Disputam também os candidatos Irineu Manoel de Souza e Edson de Pieri. A eleição ocorre em primeiro turno em 28 de março e em segundo turno em 11 de abril. Confira um breve perfil do candidato:
Ubaldo Cesar Balthazar concorre com número 52. Professor titular do departamento de direito, iniciou sua carreira docente na UFSC em 1978. Foi também na UFSC que se graduou em direito em 1974 e obteve o título de mestre em 1983. Formou-se doutor em direito na Universidade de Bruxelas em 1993. Pesquisa desde 2013 a áreas de direito administrativo e constitucionalismo em projeto coordenado pelo professor Luis Henrique Cademartori e desde 2004 a área de direito da integração regional integrando projeto do professor Arno Dal Ri Junior. Atua também na linha de pesquisa em direito tributário.
Foi coordenador do programa de pós-graduação em direito entre 1996 e 2000; coordenador do curso de graduação em direito entre 2004 e 2008; vice-diretor do centro de ciências jurídicas (CCJ) entre 2012 e 2016 quando o então diretor era Luis Carlos Cancellier de Olivo; e diretor do CCJ em 2016/2017 com o vice José Isaac Pilati.
Fez também parte da Fundação José Arthur Boiteux (FUNJAB), na qual ocupou os cargos: de tesoureiro entre 2001 e 2005 nas duas gestões de Orides Mezzaroba; foi vice de Mezzaroba entre 2005 e 2007; orador na gestão de Aires José Rover entre 2007 e 2009; e também presidente do conselho curador da fundação. Além disto, é membro da comissão de direito tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Ainda, é de conhecimento público seu vínculo com a maçonaria, tendo sido coautor do livro “Histórias Maçônicas”.
Veja também os perfis dos candidatos: Irineu Manoel de Souza e Edson de Pieri
Ubaldo foi escolhido pelo Conselho Universitário em novembro passado para assumir o cargo de reitor em caráter pró-tempore até a realização das eleições deste mês. A decisão do conselho foi realizada após a crise com a vacância do cargo pela morte do então reitor Cancellier. Em síntese: o conselho decidira à portas-fechadas em outubro que a vice-reitora Alacoque Lorenzini assumiria o cargo até o fim do mandato, nas semanas seguintes houve um movimento de renúncia geral de seu gabinete e de seus pró-reitores, seguido do pedido de afastamento de Alacoque que culminou na escolha de Ubaldo e o retorno da maior parte do gabinete às funções.
Naquele momento Ubaldo afirmara ao Conselho que não se candidataria, porém em 15 de fevereiro veio a público sua mudança de posição e o lançamento de sua pré-candidatura. Com o mote “a UFSC pode mais” repete o nome da chapa de Luis Cancellier na eleição de 2015, usa também as mesmas cores no material de campanha e utiliza os mesmos canais nas redes sociais que foram de Cancellier. Parecem ser também os mesmos grupos que o apoiam.
Boa noite. Vcs só esqueceram de botar na biografia que o professor Balthazar que ele é filiado ao PT desde 1995. Sendo o único candidato filiado a um partido de esquerda nesta eleição.
desculpa, mas de onde tu tirou isso?
Da lista de filiação partidária do TSE:
http://www.tse.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/relacao-de-filiados
Baixa a lista oficial de filiados partidários de SC e busca pelo nome dele…