Imagem: Reprodução/ANDES-SN

[Notícia] ANDES-SN possui nova gestão eleita: Chapa 1 vence com 7.056 votos

Maria Alice de Carvalho – Publicado originalmente em Universidade à Esquerda – 15/05/2023

A Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” venceu as eleições para o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) com 7.056 votos. O resultado final dos votos foi divulgado pela Comissão Eleitoral (CE) na noite de ontem (14).

Três chapas concorriam ao pleito para a gestão da entidade no Biênio 2023/2025. A Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” recebeu 2.253 votos; e a Chapa 3 “RENOVA ANDES” recebeu 6.763. Foram 16.394 votos no total, dos quais 103 brancos e 174 nulos.

A chapa eleita, Chapa 1, é de continuidade da última gestão do Sindicato e tem como presidente Gustavo Seferian Scheffer Machado, professor do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (DIT-UFMG). A chapa é composta por militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Em seu programa para a campanha, a Chapa 1 defendeu três principais objetivos para o Sindicato: 

a) Intensificar a luta pela melhoria das condições de trabalho e salários para a categoria docente, o que passa por defesa e estruturação das carreiras; financiamento público adequado das instituições de ensino, com ampliação e melhoria de sua estrutura; e paridade entre ativos e aposentados;

b) Em conjunto com as demais entidades e movimentos sociais e populares, lutar pela defesa e ampliação da educação pública de qualidade, considerando o tripé ensino-pesquisa-extensão e a necessidade de uma educação antimachista, antirracista, anticapacitista, antilgbtfóbica, antixenofóbica e que seja socialmente referenciada nas demandas da população trabalhadora;

c) Manter a luta para garantir e ampliar direitos sociais que permitam a melhoria das condições de vida da população, assim como pela defesa intransigente das liberdades democráticas, de forma unitária com entidades e movimentos sociais, combatendo o neofascismo e a extrema direita nas ruas.

Os programas das três chapas que concorriam ao pleito, e suas respectivas composições, podem ser conferidos em matéria publicada por nós do Universidade à Esquerda no início do processo eleitoral.

A Comissão Eleitoral do processo segue seus trabalhos e atribuições, conforme o previsto pelo calendário eleitoral, e a proclamação oficial do resultado ocorre amanhã, terça-feira (16).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *