Imagem de convocatória do CEB. Montagem: UFSC à Esquerda
Imagem de convocatória do CEB. Montagem: UFSC à Esquerda

[Notícia] CEB discutirá vestibular UFSC 2021 e calendário acadêmico de 2020.2

Imagem de convocatória do CEB. Montagem: UFSC à Esquerda.

Nina Matos – Redação Universidade à Esquerda – 27/11/2020

Após quatro meses sem se reunir, o Conselho de Entidades de Base (CEB) terá reunião hoje (27), às 18 horas, pautando o vestibular UFSC 2021 e o semestre 2020.2.

O CEB é um espaço amplo de deliberações onde os Centros Acadêmicos (CAs), o Diretório Central Estudantil (DCE) e o Grêmio do Colégio de Aplicação reúnem-se a fim de discutir e tomarem decisões coletivamente sobre aspectos gerais aos quais o movimento estudantil é convocado a posicionar-se politicamente.

Desde o início da pandemia, poucos foram os espaços amplos onde estudantes de diferentes cursos puderam compartilhar as experiências e traçar uma luta em comum. Em oito meses de isolamento social, incertezas e ensino remoto, o CEB reuniu-se apenas cinco vezes, sob as pautas das eleições do DCE, implementação do ensino remoto, avaliações de ações como audiência pública com reitoria, próximos passos para a mobilização estudantil e avaliação do ensino remoto.

Cabe destacar que em duas sessões de CEB, as entidades foram favoráveis à implementação do ensino remoto, apesar de espaços amplos, como assembleias e aulas públicas não terem sido promovidas para fundamentar um debate que ampliasse os horizontes das lutas possíveis na universidade.

Leia também: [Opinião] Entidades de base à serviço das consultas de opinião? Política a reboque da reitoria

Vestibular 2021 e calendário 2020.2

Esta próxima reunião do CEB foi convocada pelo DCE a fim de discutir as recentes notícias envolvendo o vestibular UFSC 2021 e o calendário acadêmico de 2020.2.

O anúncio da não realização da prova do vestibular organizado pela Coperve mobilizou, nas redes sociais, muitas críticas contra a UFSC. A proposta apresentada pela Câmara de Graduação (CGRAD) prevê um processo seletivo com base em notas anteriores da prova do Enem de 2009 a 2021. A proposta será discutida no próximo Conselho Universitário (CUn), que está previsto para a próxima terça-feira (1º).

Além da discussão sobre o vestibular, no CUn também está prevista a discussão do calendário acadêmico de 2020.2 aprovado pela CGRAD, com previsão de início no dia 1º de fevereiro e término no dia 22 de maio — configurando um semestre de 16 semanas apenas.

A CGRAD também aprovou duas propostas de alterações na Resolução 140/2020 do CUn, resolução que instituiu o ensino remoto na UFSC. Essas alterações referem-se ao período de trancamento e da inclusão das notas obtidas neste período no Índice de Aproveitamento Acumulado (IAA).

Todas essas deliberações da CGRAD precisarão da apreciação no CUn para que possam ter validade normativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *