Imagem: 2013, quando as Empresas Juniores foram barradas no CFH-UFSC. Foto de UFSC à Esquerda.
Maria Alice de Carvalho – Redação UàE – 27/08/2019
Na noite de ontem (26) ocorreu Assembleia de todas as categorias do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH), convocada pelo Conselho de Unidade do referido Centro de Ensino.
Após discussão, os presentes na Assembleia deliberaram, em unanimidade, que o CFH é contra o Programa Future-se em sua totalidade, ou seja, que nenhum ponto desse programa é negociável para a universidade pública.
Foi deliberado, ainda, de que no Conselho Universitário (CUn) que ocorrerá hoje às 14h00, os Conselheiros do CFH irão pautar que a sessão seja aberta à toda a comunidade universitária, tendo em vista que já haverá uma breve apresentação do programa Future-se pelo Grupo de Trabalho que há na UFSC para analisá-lo; deliberação fundamental para que o debate sobre o programa na universidade seja massificado durante todo o seu processo.
Uma outra importante deliberação, proposta por uma estudante do curso de história, é de que os Conselheiros do CFH exijam em CUn, hoje, que a reitoria convoque toda comunidade universitária para se reunir em Assembleia Geral, no dia 02 de setembro no período noturno, com liberação de todas as atividades de trabalho para participação integral de todos. A Assembleia será para que a UFSC posicione-se com relação ao Programa Future-se.
Além disso, a Assembleia do CFH deliberou que será exigida a recontratação dos 95 trabalhadores terceirizados já demitidos da universidade neste ano, tendo em vista a impossibilidade de manter a normalidade neste cenário.
Já está convocada uma nova Assembleia do CFH para discutir e deliberar sobre como será enfrentado o Future-se na universidade, a ser realizada após o CUn do dia 03 de setembro. Lembrando que esse CUn será aberto e deliberará sobre o Future-se na UFSC.
Além do CFH, o Centro Socioeconômico (CSE) também convoca toda sua comunidade para Reunião Geral no dia 28/08 (quarta-feira), às 10h00 e 17h30 no Auditório do CSE, para discussão e posicionamento do Centro de Ensino com relação ao Future-se.