[Notícia] Centros Acadêmicos da UFSC seguem em processos eleitorais para renovação de gestões 2023/2024

Maria Helena Vigo – Redação do UFSC à Esquerda

Anualmente os Centros Acadêmicos (C.A.) elegem suas gestões, renovando os estudantes que fazem parte da sua construção cotidiana e o programa político que direciona a sua atuação no curso. Muitos desses processos têm ocorrido durante o primeiro semestre letivo do ano e o UFSC à Esquerda tem buscado acompanhar e noticiar sobre as renovações das gestões.

O processo eleitoral dos Centros Acadêmicos consiste em um momento importante para pensar um projeto político estudantil para os diferentes cursos da UFSC, as questões candentes sobre a universidade e o conjunto de elementos que permeiam a vida social do corpo estudantil de cada área de formação; desde currículo do curso às possibilidades de socialização e integração entre estudantes. 

As eleições não são o único momento em que estudantes podem se inserir na construção de sua entidade representativa, mas certamente é um momento importante para colocar em debate quais rumos a entidade pode tomar, assim como o sentido da formação e experiência universitária que é possível disputar dentro de cada graduação hoje. 

Noticiamos sobre o andamento dos processos eleitorais em 31 de Maio, no texto Confira os Centros Acadêmicos da UFSC que estão em processo eleitoral” e no dia 13 de Junho, no texto “Confira o andamento dos processos eleitorais dos Centros Acadêmicos da UFSC”. Veja abaixo uma atualização desses processos:

Gestões eleitas

  • No Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (CALISS) as votações ocorreram no dia 13 de junho e foi eleita a chapa 1- Antonieta de Barros com 156 votos. A nova gestão tomou posse no dia 15 de Junho.
  • No Centro Acadêmico  Livre de Geografia (CALIGEO) as eleições ocorreram nos dias 20 e 21 de Junho, e foi eleita a Chapa 1- Horizonte, única inscrita no pleito e que tomou posse no dia 23 de Junho.
  • No Centro Acadêmico Livre de Letras e Secretariado Executivo (CALL) as votações ocorreram no dia 22 de Junho e foi eleita a chapa de oposição, Chapa 1 – Arquipélago, vencendo a Chapa 2 – Helenira Resende, que era uma chapa de continuidade à gestão anterior. A chapa eleita tomou posse no dia 23 de Junho.
  • No Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF), do curso de Direito a chapa 1- Despertar foi eleita no dia 21 de Junho com 187 votos. Também concorreram ao pleito a chapa 2 – Nova Alvorada e a chapa 3 – Novembrada. A solenidade de posse ocorrerá na quarta-feira, 28 de junho, às 20h, no auditório do CSE.

Processos eleitorais em andamento

  • No Centro Acadêmico Livre de Psicologia (CALPsi) a inscrição das chapas ocorreu no dia 19 de junho e houve a inscrição de duas chapas: Chapa 1 – Estamira e Chapa 2- A melhor chapa. Durante debate entre chapas realizado no dia 21 de Junho, a platéia pediu a impugnação da chapa 2, acusando a chapa e seus integrantes de utilizarem estética e discursos de cunho nazista.  A Comissão Eleitoral suspendeu o debate e pôs em discussão a proposta com todos os presentes que votaram, em sua maioria, pela impugnação da chapa. Desse modo, o processo eleitoral teve continuidade com apenas uma chapa e nessa segunda-feira (26), às 11:30, no auditório do CFH, ocorrerá uma sabatina com a Chapa 1 – Estamira, continuidade da gestão anterior do CALPSI. A votação ocorrerá no dia 28 de junho e no mesmo dia o resultado será divulgado.
  • No campus de Joinville, a inscrição de chapas para o Diretório Acadêmico Livre das Engenharia de Mobilidade (DALEM) ocorreu de 06 a 16 de junho. Houveram a inscrição de duas chapas: “100 Chapa” e “Juventude e Liberdade”. Contudo, a chapa Juventude e Liberdade foi impugnada pela comissão eleitoral, em função da ficha de inscrição ter sido entregue sem a assinatura comprovada  de todos os membros inscritos na chapa.  Assim, o processo eleitoral segue com a chapa única “100 chapa” e a eleição será realizada no formato de aceitar ou negar a chapa inscrita. A votação ocorre a partir de hoje (26) e vai até o dia 27 de junho, das 09h às 16h, no hall do bloco U. Após a votação, está prevista uma assembleia de posse da gestão no dia 27 de junho, às 17h.
  • O Centro Acadêmico Livre de Antropologia (CALANT) irá eleger sua nova gestão por meio de assembleia, que será realizada no Mini Auditório do Bloco B do CFH, no dia 27 de junho, às 13h.
  • No Centro Acadêmico Livre de Engenharia Civil (CALEC), a inscrição de chapas ocorreu no dia 19 de junho. Houve a inscrição de chapa única, intitulada “Fortalecendo Estruturas”. A votação ocorrerá no dia 04 de julho.
  • No Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) as inscrições de chapas ficaram abertas até o dia 25 de junho, de forma online. Novas informações sobre o resultado das inscrições devem ser divulgados em breve.
  • O Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) realizou assembleia para debater sobre o calendário eleitoral no dia 16 de junho.  Não há informações sobre as deliberações da assembleia nas redes sociais do Centro Acadêmico. O jornal entrou em contato com o C.A. para se informar sobre as deliberações e assim que houver um retorno, a notícia será atualizada.
  • O Centro Acadêmico Livre de Ciências Sociais (CALCS) realizou assembleia para debater sobre o calendário eleitoral no dia 21 de Junho.  Também não foi possível encontrar divulgação das deliberações da assembleia nas redes sociais do C. A.  O jornal entrou em contato com o C.A. para se informar sobre as deliberações e assim que houver um retorno, a notícia será atualizada.
  • O Centro Acadêmico Livre de Física (CALF) convoca uma assembleia estudantil no dia 30 de junho para votação do calendário eleitoral, além de debater sobre a mobilização que está ocorrendo no centro e o movimento de trabalhadores da UFSC.

Processo eleitoral adiado

  • O Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (CALA) havia iniciado seu processo eleitoral no dia 05 de junho e estava ocorrendo o processo de formação de chapa única para concorrer ao pleito. Contudo, no dia 21 de Junho a comissão eleitoral reuniu-se com representações do grupo de estudantes pretendentes a formar chapa de candidatura para a próxima gestão e foi decidido pelo adiamento do processo eleitoral, transferido para o início do próximo semestre. A justificativa para o adiamento, apresentada em publicação da Comissão Eleitoral no Instagram do CALA, é de que há pouca adesão ao processo de construção política da futura chapa, em função do final do semestre. Nesse período a Comissão Eleitoral seguirá responsável por pautas pontuais do Centro Acadêmico e caso necessário, poderá convocar assembleias para tomadas de decisões com todos os estudantes. No novo calendário divulgado pela Comissão, há uma data para entrega de programa político, que precede as inscrições de chapas. O primeiro ocorrerá dia 18 de agosto, e o segundo no dia 22 de agosto. Dia 23 está previsto uma sabatina e nos dias 29 e 30 de agosto serão realizadas as votações, com divulgação do resultado no dia 31 de agosto.

Caso o seu C.A. esteja passando por processo eleitoral e não esteja incluso na matéria, entre em contato que atualizaremos a notícia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *