Ato na reitoria da UFSC contra exoneração de trabalhadora
Foto: Ato em Solidariedade a Trabalhadora Ameaçada de Exoneração. Reitoria-UFSC. 21.05.2018; por Movimento dos trabalhadores

[Notícia] Cerca de 50 trabalhadores prestam solidariedade a TAE ameaçada de exoneração; Reitor chama reunião com TAEs

Foto: Ato em Solidariedade a Trabalhadora Ameaçada de Exoneração. Reitoria-UFSC. 21.05.2018; por Movimento dos trabalhadores

José Braga – Redação/UàE – 22/05/2018

Na tarde desta segunda, 21 de maio, cerca de 50 trabalhadores reuniram-se em frente ao gabinete do reitor da UFSC para prestar solidariedade a trabalhadora técnica-administrativa em educação (TAE) que está ameaçada de exoneração. O ato ocorreu no horário marcado para uma reunião em que a reitoria receberia uma comissão de trabalhadores para discutir o caso.

Na reunião estavam presentes o reitor Ubaldo Balthazar, a pró-reitora de gestão de pessoas Carla Búrigo, o procurador federal junto à UFSC Juliano Rossi pela reitoria, 2 diretores do sindicato da categoria, os trabalhadores que formam a comissão escolhida em assembleia,  a servidora e seu advogado. Pelos relatos dos presentes a situação não foi ainda decidida, o reitor assegurou que analisaria o processo pessoalmente e chamaria uma nova reunião esta semana para comunicar sua decisão. O indicativo é que entre amanhã, 23 de maio, e quinta-feira o reitor responderá sobre o caso. Entenda: Na última assembleia do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior em Santa Catarina (SINTUFSC), em 14 de maio, os TAEs entenderam que o processo de estágio probatório da trabalhadora que foi reprovado contém arbitrariedades e portanto definiram um conjunto de ações em sua defesa. A partir deste debate, os modos de funcionamento do estágio probatório na UFSC estão sendo questionados pelos trabalhadores.

Leia mais: Assembleia dos TAEs debate estágio probatório

Enquanto isso circulou na manhã de hoje um chamado via a rede social “whatsapp” um chamado do reitor Ubaldo para uma reunião com os TAEs da UFSC na quinta-feira, 16:00, no auditório do Fórum Norte da Ilha. O convite que até então estava circulando restritamente para alguns setores logo foi vazado e tornado público por trabalhadores da categoria. Dentre o movimento dos TAEs apresentou-se a hipótese de que essa era uma reunião restrita a base de apoio de Ubaldo na eleição, e com o vazamento teve o caráter alterado. Nossa equipe procurou a equipe do gabinete da reitoria que confirmou a agenda, mas não obtivemos informações sobre o motivo do chamado e tema da reunião.

Imagem que circulou na manhã de 22 de maio como convite a trabalhadores de alguns setores da universidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *