Foto: Cartaz de divulgação da mostra Domínio Público
Clara Fernandez – Redação UàE – 26/08/2020
Em função da pandemia de Covid-19, as sessões presenciais dos cineclubes da UFSC também estão suspensas. Pensando em uma alternativa, o Cine Paredão em conjunto com o Cineclube Rogério Sganzerla, CINE UFSC e a SeCarte, iniciaram uma mostra online com 28 obras que constam na programação de Cinema da TV UFSC.
Segundo os organizadores, ao realizar a curadoria da mostra houveram dificuldades geradas pelo fato de que houve um grande retrocesso no acesso público a catálogos de filmes produzidos a partir da década de 50, em função dos interesses da lógica de mercado nesse âmbito da produção cultural:
A Mostra é o resultado de uma curadoria (pesquisa) entre os filmes catalogados desde 2009 e que, devido às mudanças nas legislações de direitos autorais e web, hoje em 2020 já não são mais públicos. É um signo (sombrio) dos tempos, de uma década de decadência. Onde na confusão entre o público X privado, quem saiu ganhando foi o mercado: voltamos a 1924, quando poderíamos agora ter acesso aos filmes lançados até 1949, num recuo de 25 anos que relega o domínio público, ironicamente, de novo ao cinema mudo, com algumas exceções. Estas, inclusive, também formam um espólio: são os malditos, os esquecidos, os que transitam pelos submundos e periferias; são todos aqueles que não têm direitos, os sem-lugar, como homo sacer em meio a soberania dos streamings.
As exibições iniciaram neste mês de Agosto e irá até Novembro. Os filmes serão hospedados no YouTube e os links divulgados nos dias das sessões, que ocorrem sempre nas terças e sextas.
Outras iniciativas de exibição de filmes online têm surgido por parte de estudantes de cursos diversos da universidade. No curso de psicologia, surgiu o Cinestesia, com exibição e debate através da plataforma Discord uma vez por mês. A primeira exibição ocorreu no dia 08/08, com o filme “O guia pervertido do cinema”, de Slavoj Zizek.
No curso de Geologia está surgindo o GeoCine, que terá sua primeira exibição hoje, às 19h. Será exibido um documentário de 20 minutos que tem como tema a realidade da mineração de mica no Paquistão. Após o vídeo, haverá uma discussão sobre o tema.
Há outras iniciativas similares a esta ocorrendo na Universidade? Envie para nós e complementaremos na notícia! É possível nos contatar através de nossa página do Facebook, Instagram ou no e-mail redacao@ufscaesquerda.com.br.