[Notícia] Çirculação da Balbúrdia: luta em defesa da educação pública brasileira

Martim Campos – Redação UàE – 23/06/2020

Publicado originalmente em Universidade à Esquerda.

Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra (EFoP) inaugurou no mês de abril um novo meio de divulgação das pesquisas de esquerda das Universidades Públicas. “Çirculação da Balbúrdia” é um espaço que se coloca à serviço da disputa dessas instituições, visando fazer um contraponto aos ataques tanto em recursos e autonomia, quanto em desqualificação verbal, feitos pelo ministro da educação à produção de conhecimento crítico e de relevância para a sociedade. A ideia é abraçar a Balbúrdia e demonstrar o que efetivamente ela significa para a Universidade Pública Brasileira, divulgando e debatendo pesquisas importantes para a compreensão da nossa realidade.

O próximo encontro do evento terá como tema de discussão a tese de douturado de Lucelma da Silva Braga, orientada pelo Professor Dr. Dermeval Saviani, intitulada “A Luta em defesa da Educação Pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da história, defendida em 2019 na UNICAMP.

Em sua tese, foi investigado o processo de reorganização do campo educacional que se deu a partir do final da década de 1970, no bojo das lutas por mudanças estruturais cujos contornos ficaram mais marcantes no final dos anos de 1950, quando se colocaram na ordem do dia os dilemas da revolução burguesa brasileira. A apreensão crítica do objeto demandou situá-lo no movimento histórico de desenvolvimento do capitalismo no Brasil, buscando pensar as razões pelas quais chegamos ao século XXI sem que a universalização da educação escolar e a erradicação do analfabetismo tenham sido logradas.

Lucelma Braga é professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutora em educação pela UNICAMP (2019), com mestrado na mesma instituição e graduação em pedagogia pela UFMA. É também militante do movimento sindical e do movimento de educação popular.

A tese está disponível na Biblioteca da EFoP.

O espaço ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 19h00, na plataforma Zoom. Realize sua inscrição no site da EFoP.

Para acompanhar as atividades da EFoP, inscreva-se no canal do Telegram e WhatsApp. Ou acesse o site página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *