[Notícia] Coordenação do curso de Agronomia responde a crítica de estudante com ameaça de processo disciplinar

Clara Fernandez – Redação UàE – 26/08/2020

Entre hoje e amanhã (26 e 27) estão ocorrendo os ajustes de matrículas para a entrada da graduação no semestre remoto da UFSC. No Curso de Agronomia, o Núcleo Docente Estruturante e o Colegiado de Curso decidiram que os estudantes do curso não terão acesso ao ajuste, somente ao período de ajuste excepcional, que é realizado diretamente nas coordenadorias. A decisão foi noticiada aos estudantes apenas no dia de ontem. 

Ao receber críticas de um dos estudantes sobre esta deliberação, via Fórum de Graduação, a Coordenação de Curso, Professor Antônio Augusto Alves Pereira, buscou censurá-lo com uma ameaça de tomar providências à luz da legislação da UFSC, que vise tratar a crítica como ofensa. Ou seja, está implícita uma ameaça de procedimento disciplinar. Confira abaixo as cópias das mensagens enviadas: 

Mensagem enviada pelo estudante

 

Mensagem enviada pela coordenação de curso

A suspensão do ajuste é justificada pela coordenação do curso pelo fato de que todas as matérias obrigatórias do se mantiveram como estavam, sem cancelamentos ou criações de disciplinas. Desse modo, tal medida parece querer forçar os estudantes a aderirem à transposição integral das disciplinas da graduação no formato presencial para o remoto, incluindo disciplinas práticas e uma grande carga horária de aulas. O que tem se apresentado como uma tendência na reorganização por parte dos cursos e departamentos.

Confira a nota do Centro Acadêmico de Agronomia sobre o cancelamento do ajuste e a ameaça ao estudante:

OS ESTUDANTES DE AGRONOMIA QUEREM O AJUSTE DE MATRÍCULA

Faltando um dia para começar o ajuste de matrícula os estudantes de Agronomia foram surpreendidos com a notícia de que, para nós, não haverá ajuste. Com a justificativa de que todas as disciplinas obrigatórias foram mantidas e de que não houve criação de nenhuma nova disciplina obrigatória, esquecem que nós cursamos disciplinas como pré-cálculo, cálculo e álgebra, disciplinas estas que nem sempre possuem vagas para todos, e que portanto precisamos nos matricular nelas no período onde o restante dos estudantes da Universidade também se matriculam. Além disso, também esquecem que o Borsoi¹ é um só, e que somos cerca de 500 estudantes, ficaremos quanto tempo esperando para conseguir vaga em uma disciplina? Existem disciplinas que possuem atividades avaliativas a partir da segunda semana de aula.

Durante a reunião do colegiado, discutiu-se sobre a quebra de pré-requisitos, já que haverá quebras de pré-requisitos excepcionalmente por conta da pandemia. Foi estabelecido que haverá quebra de pré-requisito para disciplinas com conceito P, e os demais casos de solicitação seriam avaliados individualmente, levando-se em consideração a situação de anormalidade causada pela pandemia. Em nenhum momento a questão da revogação do ajuste de matrícula online foi colocada em pauta.

Reiteramos que o período de ajuste de matrícula faz parte Calendário Suplementar Excepcional, previsto na resolução Nº 12/2020/CUn. Não cabe ao Colegiado do Curso e nem ao Núcleo Docente Estruturante tomar esta decisão. Por esta razão, o Centro Acadêmico vem por meio desta carta reivindicar que esta decisão seja revogada, caso contrário, seremos obrigados a levar para instâncias superiores. Os estudantes de Agronomia têm o direito ao ajuste de matrícula, afinal, já iniciamos um semestre que sem dúvidas será bem difícil para todos nós, não precisamos complicá-lo ainda mais.

Junto à essa reivindicação, gostaríamos de denunciar uma situação que ocorreu com um de nossos colegas, que ao enviar um e-mail criticando a decisão do NDE e do Colegiado de Curso a respeito dessa questão do ajuste, foi censurado através de uma ameaça de retaliação por parte do coordenador de curso, que afirmou que levaria “as ofensas” à luz da legislação da UFSC para que fossem tomadas as “providências cabíveis”. Tendo isso em vista, em primeiro lugar nos solidarizamos com a indignação deste colega e demais estudantes. As ameaças que foram colocadas ao estudante são inadmissíveis, tendo em vista que toda instituição tem o direito de ser criticada. Temos que defender a liberdade de expressão dos estudantes incondicionalmente. Consideramos essa ameaça como uma ameaça feita a todos os estudantes de Agronomia e também ao CAAGRO. Gostaríamos de lembrar também que os estudantes têm suas formas de luta, como já foram demonstradas anteriormente e, sempre que necessário, as colocaremos em prática.

Qualquer situação semelhante deve ser denunciada ao centro acadêmico. Não deixaremos que nos intimidem. Juntos somos mais fortes.

¹ Gilmar Bossoi, citado na nota, é o chefe de expediente da secretaria de curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *