[Notícia] Cursinho popular de redação e literatura é criado em Florianópolis

Luiz Costa – Redação UàE – 30/07/2020

Dia 19 de agosto abrem as inscrições para o Cursinho Machadianos, um cursinho gratuito e popular de redação e literatura voltado para os estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas na região de Florianópolis (SC) e trabalhadores que já concluíram o ensino médio e desejam retomar os estudos em universidades públicas.

A iniciativa partiu da união de forças entre o Jornal UFSC à Esquerda e a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra.

O Cursinho é inspirado em Machado de Assis. Segundo os organizadores, Machado “é um dos grandes nomes da literatura brasileira; escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Faz, com isso, da língua portuguesa uma arte”.

As inscrições para o Cursinho estarão abertas entre os dia 19 de agosto até 4 de setembro. A divulgação do resultado final da seleção acontece no dia 14 de setembro e as aulas começam no dia 19 do mesmo mês.

O Cursinho Machadianos será voltado para os vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Portanto, as aulas de literatura serão baseadas nas obras literárias indicadas pelas duas universidades. Para o vestibular de verão 2021, a lista de obras é a seguinte:

“De amor e amizade” de Clarice Lispector; “Negro” de Cruz e Souza; “Boca do inferno” de Ana Miranda; “Fazenda Modelo” de Chico Buarque; “Ânsia eterna” de Júlia Lopes de Almeida. Todos esses cairão tanto na UFSC quanto na UDESC. Na lista da UFSC também está incluído o livro “Cemitério dos vivos” de Lima Barreto.

Cada uma dessas obras remete a um tempo histórico da sociedade brasileira e da literatura nacional. Desde o romance histórico da Ana Miranda, que remete ao século XVII na Bahia, até a ditadura, com o livro de Chico Buarque, escrito em 1974. No Cursinho, será abordado cada obra e autor dentro do contexto da formação social brasileira.

Conheça a estrutura do Cursinho Machadianos

1) Aulas de literatura e formação social brasileira

As aulas têm por objetivo auxiliar os estudantes na prática da argumentação e da organização de ideias, além de propiciar um espaço de conhecimento sobre o Brasil, sua história, política e cultura.

​2) Aulas revisão de gramática e redação em língua portuguesa

As aulas de gramática serão personalizadas de acordo com as dificuldades mais frequentes dos estudantes matriculados no cursinho e serão realizadas conforme o esquema de revisões até a data do vestibular. Além disso, serão trabalhados os gêneros textuais, como dissertação, conto e crônica, e a construção de argumentações e reflexões na escrita da redação.

3) Prática e correção de redações

Cada estudante produzirá pelo menos uma redação por semana. Após cada aula de literatura e formação social do Brasil, os estudantes irão se reunir individualmente com seu monitor e ele fará indicações sobre como a redação pode ser melhorada em relação à construção de argumentos, de frases e aos critérios de correção do vestibular. Cada estudante terá um monitor que lhe acompanhará durante o cursinho.

Para mais informações, dúvidas e atualizações, acompanhe o site da escola ou do jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *