Grupo irá seguir com a leitura da obra “Socialismo ou Fascismo”, de Theotônio dos Santos
Flora Gomes – Redação Universidade à Esquerda – 12/04/2023
A partir da próxima terça-feira (18/04) o Grupo de Estudos de Teoria Marxista da Dependência (GE-TMD), da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora (EFOP) retomará suas atividades. O grupo realiza estudos sistemáticos sobre a estrutura do capitalismo dependente desde 2018, e continuará a leitura da obra “Socialismo ou Fascismo – O novo caráter da dependência e o dilema latino-americano” do importante autor Theotônio dos Santos.
O grupo é aberto para pessoas de todos os níveis de conhecimento interessadas em debruçar-se sobre as determinações do capitalismo dependente. O grupo irá ocorrer sempre às terças-feiras e com frequência quinzenal. Para o primeiro encontro é necessário a leitura dos capítulos “A crise do subdesenvolvimento: O imperialismo e o mercado externo” e “A crise do subdesenvolvimento: o latifúndio e o mercado interno” – ambos da terceira parte do livro, páginas 147-180 na edição da Editora Insular. É exigido inscrição prévia, que ficará aberta até o início das atividades no dia 18/04 e podem ser feitas neste link.
O GE-TMD já se debruçou sobre diversas obras importantes, como “Subdesenvolvimento e Revolução” de Ruy Mauro Marini; “ O Capitalismo dependente latino-americano”, de Vânia Bambirra; “Teoria Marxista da Dependência – problemas e categorias” de Mathias Luce e outros. Os encontros têm como objetivo pensar a estrutura dependente e suas determinações e, ainda, seus reflexos na conjuntura e horizonte de transição rumo ao socialismo.
Para mais informações sobre essas e outras atividades da EFOP, acesse o site.