Montagem por UFSC à Esquerda com base em foto de Henrique Almeida/Agecom/UFSC, foto própria e chamado publicado na página do DCE no Instagram.
Montagem por UFSC à Esquerda com base em foto de Henrique Almeida/Agecom/UFSC, foto própria e chamado publicado na página do DCE no Instagram.

[Notícia] Eleita nova gestão do DCE, posse será na próxima terça-feira

Nina Matos – Redação UFSC à Esquerda – 18/07/2022

Após dois dias de votação, estudantes da graduação e do Colégio de Aplicação da UFSC elegeram a gestão que estará à frente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) – Luís Travassos no próximo ano.

A chapa eleita, Chapa 4 – Só a luta muda a vida, será empossada na próxima reunião do Conselho de Entidades de Base (CEB), que ocorrerá amanhã, terça-feira (19), ao meio dia. O local ainda está a definir.

Após quatro anos em que a antiga gestão, Canto Maior, esteve à frente da entidade, esta foi a votação menos expressiva em relação à quantidade de estudantes aptos para votar nos últimos dez anos. Ao todo, 13% dos estudantes foram às urnas este ano.

Leia também: Comparação dos números de votos nas eleições do DCE UFSC nos últimos 10 anos

Bem como a antiga gestão, a chapa vencedora do pleito configurou-se enquanto uma chapa de unidade entre distintas forças de esquerda — tendo como integrantes militantes do Coletivo Alicerce, da Juventude Manifesta (PSOL), da Juventude Comunista Avançando (JCA, do Polo Comunista Luiz Carlos Prestes), do Afronte, das Brigadas Populares (BP) e da União da Juventude Comunista (UJC, do PCB). Estas forças também compuseram a antiga gestão e, portanto, estarão mais um ano na entidade, tendo em vista que a chapa admitiu um projeto de continuidade ao ser questionada nos debates.

Ocupando a entidade central dos estudantes, caberá a gestão recém eleita romper com o marasmo que a política no movimento estudantil tem apresentado, tendo criatividade e coragem para definir novos rumos — no cotidiano da universidade, junto aos estudantes e entidades, nas ruas e também nos espaços de debate e deliberação da UFSC.

As outras chapas que concorreram ao pleito, com exceção da Chapa 1, também terão direito a cadeiras de representação discente em órgãos de deliberação da universidade. De acordo com a Comissão Eleitoral (CE), em postagem realizada no espaço do Moodle do DCE, as representações estarão divididas entre as chapas com mais votos no Conselho Universitário (CUn), na Câmara de Graduação, na Câmara de Pesquisa e na Câmara de Extensão.

 

Chapa 2

Chapa 3

Chapa 4

CUn

1 cadeira

2 cadeiras

3 cadeiras

Câmara de Graduação

1 cadeira

1 cadeira

2 cadeiras

Câmara de Pesquisa

0 cadeiras

1 cadeira

1 cadeira

Câmara de Extensão

0 cadeiras

1 cadeira

1 cadeira

O fim do processo eleitoral não encerra consigo a mobilização — que se mostrou incipiente e morna durante o período de campanha. Será necessário que todos e todas que defendem um projeto radical para a universidade pública hoje estejam atentos às próximas lutas e enfrentamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *