Luiz Costa – Redação UàE – 21/07/2020
O Conselho Universitário da UFSC está no seu terceiro dia de sessão para discutir os pormenores da implementação do ensino remoto na instituição. Neste terceiro dia, aprovou-se a inclusão de artigo na votação 79 que rege sobre as avaliações e o Índica de Aproveitamento Escolar.
O artigo aprovado diz que “O resultado das avaliações nos semestres excepcionais não deverão ser considerados para fins de apuração de seu Índice de Aproveitamento Escolar”.
O artigo de destaque foi aprovado por 44 votos favoráveis — enquanto 11 conselheiros foram contrários. Segundo o artigo, os resultados das avaliações, aplicadas durante o Calendário Suplementar Excepcional, não serão considerados para fins de apuração de Índice de Aproveitamento Escolar. A medida evita parte dos prejuízos acadêmicos dos estudantes que terão desempenho afetado pela continuidade das atividades acadêmicas à distância e durante a pandemia.
Segundo a conselheira e professora Jocemara Triches, que defendeu o artigo, “não é justo que o estudante seja prejudicado com o Índice de Aproveitamento Escolar num semestre (…) em que as condições de vida dele está completamente comprometida”.
“Temos que ter muito cuidado com essa lógica meritocrática que torna ainda mais injusto todo esse processo”. Ainda segundo a pedagoga, “o mínimo que a gente pode fazer é que a nota dos estudantes pode interferir e prejudicar na questão de bolsas e nas outras questões de processos seletivos”.
Continue acompanhando as discussões da sessão do CUn clicando aqui.
Leia também:
CUn debate transparência dos votos
CUn: exclusão do item que versaria sobre a permanência estudantil na minuta sobre Ensino Remoto
Atividades formativas complementares é negada na deliberação pela retomada de atividades no CUn
CUn decide sobre o pagamento e concessão de bolsas durante o ensino remoto
CUn decide sobre a realização de matrícula e trancamento no período do ensino remoto
CUn aprova realização de aulas teórico-práticas durante a pandemia