Morgana Martins – Redação UFSC à Esquerda – 07/06/2022
Publicamos recentemente em nosso jornal notícias sobre o novo corte orçamentário feito pelo governo Bolsonaro de R$ 3,2 bilhões na educação, sobre o bloqueio do orçamento de custeio na UFSC de R$ 25,52 milhões e sobre a PEC 206 que pauta a cobrança de mensalidade em universidades públicas. Essa precarização das universidades, que podemos sentir no cotidiano com a precariedade da estrutura de prédios da UFSC, tem mobilizado os estudantes. Por isso, diversas assembleias para discutir a questão estão sendo marcadas.
Hoje às 18 horas ocorre a Assembleia Estudantil dos estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), que discutirá a pauta “A estrutura do CFH e os cortes do governo na educação”. Ela irá ocorrer no auditório do CFH.
O Conselho de Entidade de Bases (CEB) aprovou em sessão do dia 02 de junho a convocação de uma Assembleia Geral Estudantil que irá ocorrer amanhã, quarta-feira (08), para discutir a PEC 206 e o contingenciamento orçamentário nas universidades e a mobilização para o ato nacional que irá ocorrer no dia 09. Os estudantes irão se encontrar no Hall da Reitoria para realizar a assembleia.
O Centro Acadêmico de Design e Design de Produto da UFSC (CADE) realizou ontem (06/06) uma Assembleia Geral dos cursos de Design e Design de Produto para discutir a PEC 206, o congelamento de gastos, a Assembleia Geral Estudantil da UFSC e o ato do dia 9 de junho.
Além da divulgação das assembleias, reiteramos a importância de participar e contribuir com esses espaços e lutar para a construção de um futuro vivo para a nossa universidade, que está em disputa!