reprodução do face

[Notícia] Estado anuncia fechamento da EEB Lauro Müller

Imagens reprodução @lutoporlauro

Maria Fernandez  – Redação UàE – 30/10/2019

No dia 22/10, funcionários da Escola de Educação Básica Lauro Müller (EEB LM), no centro de Florianópolis, foram surpreendidos pela notícia da intenção do governo estadual de fechar a escola em 2020. A escola é uma das mais antigas do estado, fundada em 1912, e atende atualmente cerca de 400 alunos.

O anúncio feito sem mais explicações, suspendeu inclusive a eleição que seria realizada no dia 24/10. Posteriormente a mobilização da comunidade escolar, que organizou reunião no dia 25/10, a secretaria de educação justificou que o fechamento seria devido ao alto custo de reforma recomendada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O MPSC esclareceu que não recomendou o fechamento da escola, mas apenas sua reforma. Não há nenhuma confirmação de abertura de processo para reforma, indicando a intenção do governo estadual de fechá-la permanentemente.  O estado indica que os alunos seriam transferidos para o Instituto Estadual de Educação (IEE) e para a Escola de Educação Básica Henrique Stodieck.

O prédio da escola é tombado como patrimônio histórico e para torná-lo acessível e resolver problemas de fiação elétrica, no sistema hidráulico, além de janelas e telhado seria necessária reforma estimada pelo estado em 5 milhões de reais (embora não aja nenhum estimativa ou estudo divulgado e nem processo licitatório em andamento).

O fechamento de escolas do centro da cidade não é novidade, há relatos de estudantes que acabaram evadindo depois de fechamento de escolas como a Celso Ramos, Antonieta de Barros, e o Silveira de Souza. Há uma política do governo do estado, assim como do nacional, de sucateamento das escolas públicas para ampliar as privatizações.

A deliberação da comunidade escolar foi de não aceitar o fechamento da escola. Segundo notícia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina – SINTE: “Foi criada uma comissão de professores, pais, estudantes e sindicato, que vai tratar das próximas mobilizações junto a secretaria de educação, do Ministério Público e se necessário irá até o Governador para impedir que mais uma escola histórica tenha suas portas fechadas”.

Além disso, foi criado pela comunidade canais de mobilização como o perfil no Facebook e no Instagram  @lutoporlauro. Está sendo chamado para amanhã, dia 31/10, uma marcha por Lauro às 15h.

Reprodução do perfil no Instagram @lutoporlauro

A defesa da educação pública contra os ataques do capital tem se acirrado, e a defesa da educação pública precisará de todos os braços.

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *