Caroline Custódio – Redação UFSC à Esquerda – 04/05/2023
Ocorre hoje (4) Assembleia Geral do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Assembleia dará continuidade ao movimento que vem sendo construído pelos estudantes e suas respectivas entidades em luta por condições de estudo no CFM e por um espaço físico adequado para a vivência universitária e para sede de seus Centros Acadêmicos.
No decorrer desta semana, os Centros Acadêmicos de Física, Química, Matemática e Oceanografia já convocaram as bases de seus cursos para Assembleias Estudantis, que culminam agora seus debates em uma Assembleia Geral.
A Assembleia Geral ocorrerá às 18h, no Auditório do Espaço Físico Integrado (EFI).
Em publicação convocando os estudantes a estar na Assembleia, o CALQ ressalta:
“Como foi apresentado na Assembleia da Química que aconteceu nesta terça-feira (02/05), a demolição do labirinto sem a realocação adequada dos centros acadêmicos representa um perigo para a existência dessas entidades. O objetivo da assembleia desta quinta-feira é a organização de uma mobilização por salas adequadas para as entidades estudantis e melhores condições de infraestrutura no CFM.”
O CALF também chama atenção para a situação e convoca sua base:
“O nosso centro acadêmico prevê compartilhar uma sala menor que nossa sede atual com outro centro acadêmico, além de já termos discutido propostas de compartilhar as mesmas salas com todos os CAs, o que apagaria ainda mais a nossa identidade como entidade estudantil. Independentemente da nossa mudança de sala e da demolição dos blocos modulados, o CFM continua sendo precarizado, como pode ser percebido na falta de segurança e acessibilidade em nossos departamentos.”
Leia também: [Entrevista] Estudantes do CFM denunciam a precariedade do Labirinto e lutam por condições de estudo