Leila Regina – Redação UàE – 18/06/2018
As entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) convocam uma jornada de lutas dos servidores públicos para os dias 19 e 20 de junho. A Jornada foi definida em reunião do Fórum ocorrida em 13 de junho.
A jornada de lutas visa defender o serviço público e lutar pela revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabeleceu teto nos gastos da União. Além disso, a jornada prevê a defesa da data base para o funcionalismo público. A data foi escolhida em razão da retomada do Julgamento da data base pelo Supremos tribunal Federal (STF).
Estão previstos atos nacionais em Brasília e atos nos estados:
Na terça-feira, dia 19/06, ocorrerá uma Marcha em Brasília com concentração prevista para as 14h no MPOG e caminhada em direção ao STF a partir das 17h.
Na quarta-feira, dia 20/06, há a previsão de ato nos estados em frente aos tribunais de justiça federal para acompanhar o julgamento da data base do funcionalismo das três esferas.
Na UFSC, o Sindicato de Trabalhadores em educação das instituições públicas de ensino superior do estado de Santa Catarina (Sintufsc) já se manifestou em relação à adesão à Jornada de Lutas. Embora a FASUBRA tenha feito indicação de paralisação das atividades nestes dias, o SINTUFSC está chamando apenas para uma vigília a partir das 8h em ambos os dias.
Na terça feira a vigília será em frente ao ambulatório do HU, em pauta a revogação a EC 95; e na quarta-feira a vigília será no hall da reitoria, enquanto o STF retoma julgamento da data base.
Os servidores federais ainda aguardam resposta sobre a pauta unificada de reivindicações entregue ao Ministério do Planejamento em 19 de fevereiro. Seguimos acompanhando a luta dos trabalhadores na defesa do serviço público para todos.