[Notícia] Justiça determina o leilão da sede do SindSaúde/SC, em plena pandemia, por causa de uma greve de 1996

Imagem: SindSaúde/SC

Beatriz Costa – Redação UàE – 30/03/2021

O pedido de leilão é um ataque do governo do estado ao sindicato que foi acatado pelo judiciário. Ele se refere a uma multa por conta de uma greve de 1996. Segundo informações do SindSaúde/SC, na época houve um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde para que o processo fosse retirado. O governo não cumpriu com o tratado e o processo continuou. Agora, quase 25 anos depois, a pedido da Procuradoria Geral do Estado, a justiça determinou o leilão da sede do sindicato como forma de pagamento desta multa. O prazo para isso ocorrer é de 60 dias.

Os valores estipulados para multas relacionadas a greves ou outras atividades sindicais costumam ser desproporcionais e impraticáveis. Neste caso não é diferente. No tempo em que o processo estava tramitando na justiça, novas taxas e juros foram acrescentadas.

Atentar contra um instrumento de luta dos trabalhadores da saúde dessa forma é inadmissível em qualquer momento, mas é pior se considerarmos que os profissionais da saúde têm lutado diuturnamente para salvar vidas em meio ao momento mais crítico da pandemia. Fazer uma coisa desses nesse momento é uma estratégia para se aproveitar da Pandemia para enfraquecer os instrumentos de luta dos trabalhadores, pois torna muito mais difícil que sejam feitas mobilizações e greve.

Vale ressaltar que o prédio está localizado em uma região com grande interesse no mercado imobiliário. O leilão do imóvel deve beneficiar principalmente as construtoras e busca intimidar a categoria, atacando sua entidade de representação.

O sindicato irá realizar uma assembleia aberta a toda a categoria na próxima terça-feira (6), às 19h, onde irão ser discutidas alternativas para manter o patrimônio dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *