Foto: captura de trecho do vídeo em que figura o atentado.
Marcelo Ferro – Redação UàE – 04/08/2018
O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, foi alvo de um atentado terrorista na tarde deste sábado, interrompendo seu pronunciamento durante a cerimônia de comemoração aos 81 anos da Guarda Nacional, que estava sendo realizada na capital, Caracas.
Diversos drones armados com explosivos detonaram acima do palanque de onde se pronunciava o presidente, às 17h41 (18h41 no horário de Brasília). Pelo menos sete militares ficaram feridos.
Na transmissão, é possível visualizar um grupo de civis correndo da direita através das cercas de contenção, depois de uma explosão. Veja o vídeo:
No primeiro pronunciamento oficial após o atentado, nesta noite, Maduro confirmou que não sofreu ferimentos e frisou que as investigações serão levadas até o fim e que a justiça será cumprida.
Maduro disse que estava sob a proteção de Deus e das Forças Armadas da Venezuela. Ele condenou a ultradireita venezuelana pelo crime contra a sua vida e contra a democracia do país.
Segundo o presidente, já foram capturados parte dos responsáveis pela tentativa de assassiná-lo, que estão sendo processados. As investigações iniciais apontam para mandantes em Bogotá, a capital colombiana. Ele afirmou ter convicção de que serão desveladas as ligações do atentado com as oligarquias bogotanas, que têm feito oposição contínua a seu governo.