Foto: Hall da reitoria, manhã de 08/06/2018; por Movimento dos TAEs
José Braga – Redação UàE – 08/06/2018
Na manhã de hoje, 08 de junho, a Reitoria reuniu-se com a comissão sindical dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que acompanha o processo de uma servidora que esta ameaçada de exoneração.
Saiba mais: Assembleia dos TAEs debate estágio probatório; Cerca de 50 trabalhadores prestam solidariedade a TAE ameaçada de exoneração
De acordo com trabalhadores que participaram da reunião, o reitor Ubaldo Balthazar iniciou a discussão com a leitura de um parecer redigido por ele em que encaminhava a exoneração da trabalhadora. De acordo com o reitor não haveria irregularidades em seu processo de estágio probatório, e portanto a decisão da comissão deveria ser mantida.
Com a argumentação dos trabalhadores presentes, conseguiu-se debelar esta decisão. Ficou acordado que o processo seguirá ao Conselho Universitário, para que este órgão decida o futuro da trabalhadora. O encaminhamento tem sido lido pelos trabalhadores como uma vitória parcial, por conseguir impedir a exoneração imediata.
Com esta situação os TAEs têm debatido o próprio modo como são realizadas as avaliações do estágio probatório. Questionando exatamente se funciona para o que se propõe. Hoje são mais de 500 os trabalhadores que passam pelo estágio.