Logo disponível no site do Sintufsc

[Notícia] Processo eleitoral para Sintufsc 2019-2022

Imagem: Logo do SINTUFSC

Leila Regina – Redação do UàE – 15/04/2019

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC) realizou na última quinta-feira, 11/04, assembleia para instauração do processo eleitoral para nova diretoria. A gestão do Sintufsc dura 3 anos, então a eleição vai definir a direção do movimento para o período de 2019 a 2022.

Os TAEs que ainda quiserem participar do pleito e não estiverem com sua situação de filiação regularizada devem ficar atento aos prazos. Só poderá votar quem se filiar até dia 10 de maio, quem ingressar na UFSC nesse período ainda terá um prazo mais estendido até dia 24/06.

Confira como se filiar: Filie-se

Esse prazo longo entre filiação (maio) e eleição (agosto) foi estendido no último congresso com forte defesa de integrantes da atual gestão. Na última assembleia em que foi definido o calendário eleitoral houve tentativa da mesa de estender ainda mais o prazo.

O Estatuto foi alterado em congresso, o Consintufsc, que foi realizado em dezembro de 2018, entretanto a maioria das propostas dos delegados não foram acatadas o e o Sintufsc manteve e ampliou alguns itens burocratizantes que auxiliam a atual gestão na manutenção do imobilismo sindical.

Leia também: [Notícia] Relato: Congresso do SINTUFSC aprova resoluções e modificações no plano de lutas e engessa organização sindical

A eleição ocorrerá no dia 08/08 e as chapas terão até dia 15/05 para se inscreverem.  Segundo o Estatuto cada chapa precisa ser composta por 20 (vinte) membros titulares e 03 (três) membros suplentes. Até o momento não há mais informações sobre as chapas que disputarão o pleito, embora já haja indicação, pela atuação da atual diretoria, da existência de uma chapa de continuidade.

Leia também: Eleições Sintufsc ou “A política do medo”

A atual diretoria, segundo o divulgado no site do próprio Sintufsc, é composta por: Coordenação Geral: Celso Ramos Martins – PU, Teresinha Inês Ceccato – Aplicação, Ricardo Egídio da Rocha – HU;

Coordenação de Formação de Políticas Sindicais: Dilton Mota Rufino – CFH – Museu de Antropologia, Alexandre dos Passos – HU;

Coordenação Administrativa e Financeira: Geraldino Barbosa – DESEG;

Coordenação de Políticas Esportivas, Sociais e Culturais: Otávio Pereira – CFH;

Coordenação de Políticas de Comunicação: Newton de Mendonça Barbosa Júnior – CCA;

Coordenação de Assuntos Jurídicos: Cláudio Roberto Silvano – Reitoria, Norivaldo Vieira – HU;

Coordenação de Aposentados e Pensionistas e Assuntos de Aposentadoria: Maria Aparecida Pereira Martins – Aposentada, Valcorett da Rocha Cardoso – HU;

Coordenação Regional de Araquari: Cláudio Hoher da Trindade – Imprensa Universitária;

Coordenação Regional de Camboriú: Evandina Argena da Silva – Colégio de Camboriú;

Coordenação Regional de Joinville: Juliane Silva da Silva – CCE;

Coordenação Regional de Curitibanos: João Batista da Silva – CCS;

Coordenação Regional de Araranguá: Valdenir Lourival Ferreira – HU;

Coordenação Regional de Blumenau: Sérgio Murilo de Souza – CFH;

Suplentes: Adelino Barbosa – Aposentado, Ana Maria da Silva – HU, Enézimo Marcelino – CCS;

Conselho Fiscal: Titular: Moisés Augusto de Miranda – Prodegesp, Suplente: Maria Cézar de Miranda – Prodegesp; Titular: Gerson Rabelo Napoleão – CFH, Suplente: Armando José Vidal – PU; Titular: José Dias Júnior – PU, Suplente: Jaqueline Elisabete Vieira Carioni – HU.

O Sintufsc vem se portando como extensão da gestão da reitoria e trabalhando para manter o imobilismo na universidade nos últimos anos. Boicotado movimentos com outras categorias da universidade e atacando sua própria categoria.

Leia também: [Opinião] Neutralidade ou censura do SINTUFSC?

A comissão eleitoral, responsável pelo processo a partir de agora foi composta na última assembleia e terá como membros: Dalton Barreto, Jorge Tessari, Maria Antonina Cunha, Paulo Bittencourt e Rosana de Souza.

Em um cenário de ataque às universidades e ao serviço público a próxima gestão do sindicato terá grande responsabilidade na direção das lutas pela própria existência da categoria. É preciso que os trabalhadores da universidade se deem conta no seu papel de vanguarda na luta dos trabalhadores em geral e assumam uma posição de classe.

Leia também: A política de fracasso da direção do SINTUFSC

 

Datas importantes:

Limite para filiação: 10/05 (até dia 24/06 para ingressantes);

Limite para inscrição chapas: 15/05;

Eleição: 08/08.

 

Acesso o calendário completo das eleições divulgado pelo SINTUFSC: Calendário ELEIÇÕES SINTUFSC Triênio 2019/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *