[Notícia] Reitoria da UFSC, DCE, APUFSC e Caxif promovem debate com candidatos à prefeitura de Florianópolis 

Foto: Cartaz produzido pela organização do evento 

Amanda Alexandroni – Redação Ufsc à Esquerda – 23/10/2020

Frente à recusa da mídia burguesa em realizar debates com os candidatos à Prefeitura de Florianópolis, entidades de representação de estudantes e professores junto à administração central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) planejam um espaço com 7 dos 10 candidatos. O evento está sendo organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE),  Centro Acadêmico XI de Fevereiro (CAXIF) – representante dos estudantes de direito -, Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (APUFSC) e pela reitoria. O debate está agendado para a próxima quinta-feira (29/10) às 20h40min. 

Leia também: Conheça as dez candidaturas a prefeitura de Florianópolis nas eleições 2020

A realização de debates com os candidatos à prefeitura é um espaço ordinário nas campanhas eleitorais porque marcam a publicização e o enfrentamento dos distintos projetos para os municípios. Neste ano, na cidade de Florianópolis, a mídia hegemônica absteve-se de organizar este tradicional evento, alegando impossibilidade de garantir os protocolos sanitários frente à pandemia do novo coronavírus. A posição das emissoras motivou, inclusive, um pedido de 5 candidatos às rádios e TVs locais. Assinaram o documento Elson Manoel Pereira (PSOL), Angela Amin (Progressistas), Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade),Pedro Silvestre (PL) e Orlando Silva (Novo). O atual prefeito e candidato à reeleição Gean Loureiro (Democratas) não subscreveu o pedido. 

Com esse problema em vista, algumas entidades da UFSC, com o apoio da reitoria, decidiram realizar o debate com apenas 7 dos 10 candidatos. Tal como tem ocorrido nos espaços da mídia burguesa, participarão apenas as candidaturas cujos partidos possuem representantes no Congresso. Ficaram excluídos Gabriela Santetti (PSTU), Jair Fernandes (PCO) e Alexander Brasil (PRTB). A transmissão será realizada pela TV aberta no canal 63.1 (pela NET no canal 15) e na página da TV UFSC no Youtube.

O Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC) e a Associação de Pós-Graduandos (APG) também haviam sido contactados a participar da organização do evento, mas a diretoria das duas entidades decidiram se retirar. O UFSC à Esquerda buscou a direção do SINTUFSC para averiguar informações.

 Segundo relato da direção, o sindicato havia sido convidado a participar da construção do evento sob duas premissas: a de que a mídia tradicional hegemônica não queria promover o debate e de que deveria ser assegurado o direito democrático de participação das candidaturas em um espaço como esse. 

A direção afirmou que diversas entidades estavam presentes na primeira reunião sobre o evento e que o CAXIF – Centro Acadêmico que em anos anteriores já havia promovido debates como esse – apresentou um formato dos quais divergiam Sintufsc, APG e DCE. O CAXIF já havia contactado a reitoria – que impôs um limite na amplitude do espaço – bem como as sete candidaturas que estariam aptas à participação. No entendimento do sindicato, o convite para a construção deste evento resultava ser, na verdade, apenas uma formalidade para endossar uma proposta já firmada. A posição do sindicato foi de defender a participação ampla de todas as candidaturas, entendimento partilhado também pelos representantes do DCE e Associação de Pós-Graduandos (APG).

Por essa discordância fundamental e frente à irredutibilidade do CAXIF,  o SINTUFSC e a APG decidiram retirar-se da organização do espaço. Já o DCE, apesar de concordar com os argumentos apresentados por ambas as entidades, decidiu manter a organização do evento ao lado do CAXIF, APUFSC e reitoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *