Imagem: Estudantes no ato pela revogação do Novo Ensino Médio em Florianópolis, 19 de abril de 2023.

[Notícia] Secundaristas ocuparam as ruas de Florianópolis em 19 de abril pela revogação do Novo Ensino Médio; confira registros do ato

Daniella Pichetti e Caroline Custódio – Redação UFSC à Esquerda – 21/04/2023

Ocorreu ontem (19), em Florianópolis, ato de rua puxado pelos estudantes secundaristas exigindo a revogação do Novo Ensino Médio (NEM). Os estudantes lutam também pelo fim da violência nas escolas, no contexto dos recentes ataques que ocorreram no Brasil. 

A convocação do ato foi realizada pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e apoiada por entidades estudantis e sindicais. Localmente, o ato foi convocado e organizado pela União Florianopolitana de Estudantes Secundaristas (UFES). 

A concentração para o ato teve início às 17h em frente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na Avenida Mauro Ramos em Florianópolis. Durante o período de concentração, os estudantes se reuniram com cartazes e bateria, puxando gritos de mobilização. A partir das 18h, os manifestantes caminharam em direção ao Instituto Estadual de Educação (IEE), onde houve um espaço de microfone aberto para a fala de entidades, coletivos e organizações.

O ato se encerrou, por volta das 19h15, no Largo da Alfândega no Centro da Cidade. 

Em outras cidades do país também ocorreram diversas manifestações, nas quais os estudantes foram às ruas lutar por uma educação crítica e de qualidade, trazendo à luz o debate de qual projeto de educação está em jogo neste momento.

Leia também: Quem quer o Novo Ensino Médio? 

Pelo que os estudantes lutam 

Frente ao modelo de ensino que está sendo empurrado para os estudantes com o NEM e ao aumento dos casos de violência nas escolas, os estudantes tomam as ruas e exigem a revogação total do Novo Ensino Médio, a recomposição do orçamento dos auxílios destinados aos estudantes e pela paz nas escolas. Amanda e Gabi, da UFES, falam os motivos de estarem nas ruas e convocam todos os estudantes do ensino médio para se somarem à luta: 

 

No ato em Florianópolis nesta quarta-feira (19/04), cerca de 500 pessoas estiveram presentes, com a participação de entidades representativas dos estudantes secundaristas.

Confira alguns registros do ato abaixo, parte da cobertura realizada por nós do UFSC à Esquerda:

Leia mais: Dia 26 de abril será dia de mobilização nacional pela revogação do Novo Ensino Médio.

O Jornal UFSC à Esquerda seguirá acompanhando os movimentos estudantis pela revogação do Novo Ensino Médio e pela paz nas escolas!

A cobertura ao vivo do ato em Florianópolis foi realizada em nossas redes pelo Instagram e Telegram. Nos siga e inscreva-se para acompanhar as próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *